Aston Martin lança seu “verdadeiro” carro de 2022, o AMR22

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022 às 13:02

Aston Martin AMR22

A equipe Aston Martin revelou hoje o que pode-se chamar do primeiro carro “verdadeiro” da Fórmula 1 2022 com seu regulamento totalmente novo. Diferente da Haas, que preferiu revelar seu design por meio de renderizações, a da Red Bull, que mostrou seu RB18 da Red Bull usando um show car, a Aston mostrou seu carro físico, o AMR22.

O carro foi apresentado em um evento na sede da Aston Martin em Gaydon, Inglaterra, a cerca de 140 km de Londres, antes de sua estreia na pista amanhã, durante um dia de filmagem em Silverstone.

O Aston Martin AMR22 agora tem o novo patrocinador ARAMCO, maior companhia petrolífera do mundo com sede em Dará, Arába Saudita. O carro tem o novo design agressivo que o novo regulamento proporciona.

Os pilotos Sebastian Vettel e Lance Stroll estavam presentes no lançamento hoje antes de sua segunda temporada juntos como companheiros de equipe.

A Aston Martin passou por algumas mudanças na alta administração recentemente. O ex-chefe de equipe Otmar Szafnauer deixou a equipe, com seu papel sendo assumido pelo ex-chefe de automobilismo da BMW, Mike Krack.

“Continuamos nossa jornada até o topo da Fórmula 1, a categoria de corridas mais prestigiada e competitiva do mundo – e queremos vencer”, disse o proprietário da equipe Lawrence Stroll.

“Mas sabemos que vencer não é fácil. É por isso que temos uma jornada de cinco anos e planejamos continuar subindo até chegar ao topo.”

“Para vencer na Fórmula 1, tudo precisa estar no lugar certo. O esporte está em constante evolução e, a menos que você evolua com ele, ficará para trás”.

“Quando se trata de esperanças para a temporada, acho que ninguém sabe realmente o que esperar”, acrescentou Vettel. “Existem novas regras e, claro, todas as equipes esperam que tenham acertado. Todos querem vencer, inclusive eu, e ninguém estaria na Fórmula 1 se o sonho não fosse vencer. Eu não sou diferente.”

“O principal é seguir em frente e subir. Este é apenas o segundo ano de um plano de cinco anos, então ainda estamos bem perto do início. Mas esta equipe tem grandes ambições e grandes planos, e estou muito empolgado por fazer parte disso.”

Stroll entrará em sua sexta temporada na F1 este ano e estava otimista de que os regulamentos atualizados ofereceriam à equipe a chance de dar um grande passo à frente.

“Esta não é apenas uma grande oportunidade para a Aston Martin, mas também para todas as equipes”, disse Stroll. “Nós apenas temos que acreditar que fizemos um trabalho melhor e eu sei que todos os envolvidos estão trabalhando incrivelmente duro para dar a Seb e a mim a melhor chance.”

“Ao mesmo tempo, temos que ser realistas na nova temporada. Nosso principal objetivo é chegar mais perto da frente do que estávamos no ano passado. Isso seria um progresso. Como Seb disse, é impossível saber onde cada equipe estará até que todos entremos na pista, e mesmo assim você pode não saber quem realmente acertou até a classificação no Bahrain.

Na parte técnica, o diretor técnico da Aston Martin, Andrew Green, diz que o desempenho ideal virá de deixar os carros o mais próximo possível do solo – para ajudar com o fenômeno do efeito solo vindo dos tuneis Venturi em ambas as laterais.

Isso forçará as equipes a manter seus acertos de suspensão muito rígidas para garantir que os carros não quiquem – e isso proporcionará aos pilotos uma sensação semelhante a karts que sequer tem suspensão.

“Existem alguns desafios com o carro do ponto de vista aerodinâmico”, disse Green. O fato de ser um carro com efeito solo significa que sua proximidade com o solo é crucial.”

“Quanto mais baixo você puder colocá-lo, mais desempenho obterá. Você vai acabar com um carro relativamente rígido para que ele não fique batendo no asflato.”

“Então, para manter essa atitude, essa proximidade com o solo, os pilotos estarão pilotando algo muito parecido com um kart.”

“Teremos uma perda aerodinâmica razoável em comparação com os carros altamente desenvolvidos que tivemos em 2021”, explicou.

“Esses carros agora estão dando alguns passos para trás, no que diz respeito ao desenvolvimento, com a maioria das equipes trabalhando neles há menos de um ano.”

“A geração de carros que acabamos de competir teve vários anos de desenvolvimento com seu conceito aero específico.”

“É de se esperar que demos um passo para trás, mas acho que a curva de desenvolvimento em que estamos, e todas as equipes estarão, significa que não demorará muito para que eles superem os níveis de downforce que vimos em 2021.”

Após o dia de filmagem na sexta-feira, o Aston Martin AMR22 desfrutará de sua primeira corrida prolongada nos testes de pré-temporada no Circuito de Barcelona-Catalunha de 23 a 25 de fevereiro.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.