Aston Martin de 2023 não é uma “cópia” da Red Bull
terça-feira, 23 de maio de 2023 às 9:51Luca Furbatto, diretor de engenharia da Aston Martin, insiste que o carro de 2023 da equipe não é uma “cópia” da máquina dominante da Red Bull.
A Aston Martin surpreendeu o paddock da Fórmula 1 neste ano emergindo como a equipe mais competitiva depois da Red Bull – à frente de Mercedes e Ferrari. Alguns alegaram que o monoposto de 2023 é uma cópia da Red Bull.
“Na realidade, uma cópia não é possível porque os dois carros têm duas arquiteturas fundamentalmente diferentes”, declarou Furbatto ao diário esportivo espanhol Marca. “Nós estamos usando unidade de potência, caixa de câmbio e suspensão traseira da Mercedes”.
De fato, a Aston Martin contratou Eric Blandin, aerodinamicista da Mercedes, enquanto o novo diretor técnico Dan Fallows veio da Red Bull.
“É justo dizer que Dan e Eric trouxeram uma abordagem diferente para nossa aerodinâmica e que, em termos de tempo de volta, provavelmente foi um passo importante”, acrescentou Furbatto – que era projetista chefe da Alfa Romeo até o ano passado.
“Se você olhar a temporada passada, ou a segunda metade, nós já havíamos conseguido avanços significativos. Mudamos o conceito aerodinâmico na sexta corrida e em fevereiro começamos a apresentar algumas das primeiras partes antes do lançamento da Red Bull”.
“Nós identificamos que havíamos seguido a direção errada do ponto de vista aerodinâmico, então fizemos várias melhorias mecânicas e aerodinâmicas durante a temporada e o carro ficou cada vez melhor. Na segunda parte do ano, provavelmente fomos a quinta equipe e pontuamos constantemente”.
aston martin, copia, f1, formula 1, luca furbatto, red bull, temporada 2023
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.