Assoalho da Red Bull tem grande influência em seu desempenho superior

terça-feira, 7 de setembro de 2021 às 13:54

Ilustração de Giorgio Piola

Uma das principais áreas de foco da Red Bull tem sido o assoalho, visto que é considerado uma área de fácil acesso para melhorar o downforce após a mudança nos regulamentos da FIA durante o inverno europeu.

Como você leitor sabe, o assoalho foi cortado de ambos os lados do carro diminuindo sua área a partir da posição de onde o piloto senta até as rodas traseiras, o que afetou muito mais os carros planos como Mercedes e sua cópia Aston Martin do que os carros com rake médio ou alto, como a Red Bull, que tem a filosofia de rake mais alto do grid há anos.

Mesmo tendo o rake mais alto do grid, o corte no assoalho também afeta os Touros. Menos, mais afeta. E eles sabiam disso, tanto que começaram a fazer pequenas alterações no seu assoalho desde 2020 para se adequar ao regulamento de 2021, sendo que última alteração da equipe veio no GP da Bélgica, com a barra em ângulo mais próxima do recorte em forma de Z no assoalho, com um arco mais generoso próximo ao topo, enquanto uma barra adicional foi colocada ao lado dela.

Essas mudanças, junto com uma ligeira alteração no corte do assoalho, aumentaram o efeito que a equipe estava procurando e provavelmente tiveram um papel fundamental em mantê-la à frente da Mercedes nas últimas corridas. O carro tornou-se menos imprevisível, principalmente nas entradas de curvas, desde que ele não seja guiado da maneira tradicional com o piloto fazendo o traçado clássico de curva geométrica.

Para ajudar a entender a motivação da Red Bull para os ajustes, o site Motorsport inglês deu uma revisada na jornada que os Touros fizeram até agora.

A Red Bull foi uma das equipes que experimentou o recorte no assoalho antes da chegada do novo regulamento. O RB16 foi equipado com um piso cônico com duas travas à frente do pneu traseiro durante as sessões de treinos livres no ano passado, quando a equipe estabeleceu uma linha de base para o desempenho com o novo regulamento.

O primeiro assoalho usado durante os testes de pré-temporada apresentou um arranjo semelhante ao testado em 2020 com a familiar borda cônica e arranjo duplo strake à frente do pneu traseiro (Espec. 1).

A equipe se moveu rapidamente, instalando um assoalho com o recorte em forma de Z e barra angular na sessão da tarde do primeiro dia da pré-temporada (Espec. 2), antes que um par de barras menores aparecesse à frente da barra externa para ajudar a girar o fluxo através do pneu traseiro no segundo dia (Espec. 3).

A Red Bull voltou a atenção para a área imediatamente à frente da faixa angular e cortou a seguir, com o comprimento das abas de scroll alterado no GP de Portugal. As abas foram estendidas para que se encontrassem com a faixa (inserção), ao invés de terminarem antes dela.

A equipe então acrescentou outra nova característica no GP da Inglaterra, ao introduzir um winglet em forma de escada que cria um bocal que ventila o fluxo de ar para fora do conjunto de estacas que cresceram à frente do pneu traseiro.

Então, esta foi a última vez que veremos a Red Bull desenvolver piso nesta temporada? Bem, sempre há uma chance de que eles possam arrumar as coisas e otimizar mais o desenho da superfície, mas, com todos agora focados em 2022, é improvável que veremos algo muito revolucionário.

AS - www.autoracing.com.br

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