Aspectos técnicos do novo carro de F1 e comentários dos pilotos

quinta-feira, 15 de julho de 2021 às 17:13

Novo carro de F1 para 2022

Hoje em Silverstone foi apresentado o novo carro de Fórmula 1 que será introduzido em 2022.

Os objetivos dos engenheiros foi fazer um carro mais bonito, barato, agressivo, seguro e que, acima de tudo, proporcione disputas mais acirradas possibilitando que o carro de trás ande muito mais próximo do vácuo do carro da frente, inclusive em curvas e freadas.

Veja as principais características técnicas do novo carro de F1

– Visual
As placas das extremidades das asas dianteiras foram colocadas para trás como barbatanas de tubarão, as entradas das cápsulas laterais também são chanfradas, como em um caça a jato, e a asa traseira, que não tem placas finais na parte superior, se estende em uma curva elegante para dentro até o difusor.

– Downforce com efeito-solo
O downforce geral foi reduzido em 20%. A maior parte disso não será mais gerado por asas, mas pelo chamado “efeito solo”. Enormes túneis na parte inferior da carroceria criam um vácuo que suga os carros para o asfalto.

Isso significa que os carros deixarão muito menos turbulência na traseira. E graças ao design mais simples da asa dianteira, eles não perdem mais tanto downforce se o fluxo de ar repentinamente não for perfeito. Os dois fatores juntos devem significar que os carros podem seguir um ao outro mais de perto e que haverá mais duelos na pista.

– Difusor
Como o ar precisa sair em algum lugar pelos canais enormes na parte inferior da carroceria, a parte traseira da carroceria sobe ainda mais cedo e mais íngreme do que a atual geração de carros. A borda superior tem o dobro de altura, 70 centímetros.

– Velocidade
Os novos carros serão cerca de três segundos mais lentos por volta no início de 2022. Um segundo pelo corte na aerodinâmica e os novos pneus. Outro segundo custa o peso maior. Os novos carros engordaram muito – de 752 a 790 quilos – o que se deve ao aumento do número de peças padronizadas, à proibição de materiais leves e caros, às rodas mais pesadas e ao chassi reforçado por motivos de segurança.

Gasolina
O conhecido motor V6 turbo híbrido funcionará com uma nova gasolina em 2022, que deve consistir de 10% de componentes biológicos. Segundo os engenheiros, a medida exige uma conversão completa do motor de combustão interna.

– Asa dianteira e calota das rodas
Outro elemento aerodinâmico que ainda não é conhecido nesta forma nos carros atuais são os defletores em forma de L acima das rodas dianteiras, com os quais os aerodinamicistas devem ser impedidos de selar os pods laterais mais para trás com redemoinhos de ar.

Por razões aerodinâmicas, as rodas também serão cobertas com calotas no próximo ano, o que também contribui para o visual futurista de todo o carro.

– Tamanho do carro
Para que os carros não continuem crescendo em comprimento, um novo limite para a distância entre eixos de 3,60 metros garante dimensões compactas. Em comparação com os modelos 2021, isso resulta em um encurtamento de dez centímetros. Os responsáveis gostariam de cortar ainda mais, mas as UPs híbridas e o enorme intercooler precisam de espaço sob o capô.

– Segurança
“Trabalhamos muito com as equipes para melhorar a segurança. Um ponto importante, por exemplo, é o nariz, que pode absorver 50% mais energia. As laterais são duas vezes mais protegidas contra impactos de lado. Também trabalhamos no contorno da cabine e no tanque. E, ao eliminar as asas, o risco de peças voarem e acabarem na pista foi significativamente reduzido,” disse Nikolas Tombazis.

Veja os comentários de alguns pilotos presentes na apresentação de hoje:

Lewis Hamilton: “Será um grande desafio acostumar-se a esta nova geração de carros. Se pudermos realmente seguir mais perto e lutar mais uns contra os outros, então será ótimo para os fãs.”

Max Verstappen: “Vai ser interessante. Parece muito diferente do que estamos acostumados. Mas o mais importante é que podemos melhorar a ação das corridas e lutar mais de perto um contra o outro.”

Daniel Ricciardo: “Gosto especialmente da traseira. Quase parece um pouco antiquada – como o estilo de 2008. A frente é completamente diferente. Você tem que se acostumar. Mas quanto mais você olha para ela, mais normal torna-se. ”

Carlos Sainz: “Gosto especialmente da lateral entre as rodas dianteiras e traseiras. Parece muito agressivo – mais agressivo do que a geração atual. Muito legal, mas também mais fácil. Claro, espero acima de tudo que melhore as corridas.”

Charles Leclerc: “Isso vai mudar muito. Já o experimentamos em nosso simulador. Pudemos ver imediatamente que é um carro completamente diferente em termos de tocada. Espero, claro, que seja rápido também e que possamos oferecer corridas mais disputadas. ”

George Russell: “Pela primeira vez, todas as partes se uniram para melhorar as corridas. Claro, como pilotos, não podemos deixar de saudar isso. No passado, o objetivo era tornar os carros mais rápidos. As corridas só vinham em segundo lugar. E Agora temos um carro com o qual nós, pilotos, podemos realmente lutar. Serão seis meses antes do início dos testes de inverno em 2022, mas já estou ansioso por isso. O futuro deste esporte parece ótimo. ”

AS - www.autoracing.com.br

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