Asas traseiras deverão ser testadas nos treinos em Melbourne

quarta-feira, 16 de março de 2011 às 12:03

rear.wing
As equipes da Fórmula 1 poderão ter permissão para avaliar nos treinos livres para o GP da Austrália se as novas regras da asa móvel funcionarão bem, revelou a FIA.

Com a federação disposta a garantir o sucesso das regras, o diretor de prova da Fórmula 1, Charlie Whiting, disse na terça-feira que discutirá com as equipes a possibilidade de uma parte dos treinos ser reservada para a avaliação do regulamento da asa.

Apesar do uso da asa ser totalmente liberado durante os treinos, existe uma ansiedade para testar o ponto de aferição da diferença, que funcionará quando um carro estiver menos de um segundo atrás do rival da frente, além da ativação da asa na zona de ultrapassagem de 600 metros, antes de ser usada pela primeira vez em uma corrida.

Com a FIA devendo decidir nesta semana a extensão da zona de ultrapassagem em Melbourne e a localização do ponto de aferição, Whiting disse que conversará com as equipes na quinta-feira antes da corrida na Austrália a fim de decidir se um teste deve acontecer.

“Isso vem sendo discutido, mas nenhuma decisão foi tomada”, afirmou Whiting. “Vamos discutir com as equipes a possibilidade de usar parte de um treino livre em Melbourne no dia anterior ao primeiro treino”.

Whiting acredita que as novas regras da asa traseira não confundirão os fãs sobre o que está acontecendo – principalmente porque agora foi confirmado que os gráficos de televisão revelarão quando um piloto poderá usar sua asa.

“Não há razão para supor que os espectadores ficarão confusos. A operação da asa é simples, haverá marcas (linhas) na pista para mostrar a área onde a proximidade está sendo detectada e uma linha no ponto onde os pilotos cujo sistema está liberado poderão usá-lo”.

“Além disso, as emissoras de televisão receberão um sinal a cada vez que um sistema estiver armado, e isso será exibido nas telas”.

LS – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.