As suspensões do Red Bull RB19 e suas consequências

terça-feira, 27 de junho de 2023 às 17:03

Max Verstappen

A Red Bull, ao contrário da grande maioria dos outros carros no grid, optou por uma suspensão dianteira do tipo pull-rod para a nova geração de carros, enquanto na traseira voltou ao layout push-rod.

Essa combinação de pull-rod na dianteira e push-rod na traseira, parece dar um resultado melhor em carros com efeito solo, tanto mecânica quanto aerodinamicamente.

Isso era algo que não acontecia na F1 há muito tempo. Como sempre, essas são decisões baseadas nas regras vigentes e na interpretação de uma equipe sobre a melhor forma de lidar com as diferentes variações com base no desempenho global do carro.

Suspensão pull rod x push rod

Adrian Newey é o único engenheiro de alto escalão da F1 que estava na primeira era dos carros com efeito solo e, portanto, ele já viu isso dar mais certo antes.

Embora o desempenho mecânico das suspensões ainda seja claramente um fator dominante nas decisões tomadas, sempre haverá uma compensação em como isso afeta o desempenho aerodinâmico do carro.

A maioria do grid fez um desenho de fúrcula superior semelhante ao da Red Bull para esse novo regulamento, com o braço principal montado no alto do chassi, enquanto o braço traseiro está pendurado para baixo.

No entanto, a Red Bull tem um dos exemplos mais extremos. Isso não só ajuda do ponto de vista mecânico, a fim de reduzir a transferência de peso nas frenagens e acelerações, mas também traz benefícios aerodinâmicos, uma vez que o fluxo de ar é redirecionado para um local mais desejável, sob e ao redor dos sidepods.

As carenagens wishbone também fornecem um benefício aerodinâmico, pois são adaptadas para melhorar ainda mais suas características de fluxo. Isso é algo que outras equipes tentaram desenvolver, com a Mercedes e a Alfa Romeo apresentando bolhas no chassi para aumentar ainda mais o efeito.

Entretanto, a Red Bull percebeu que a posição de seu eixo dianteiro em relação ao restante das superfícies aerodinâmicas estava abaixo do ideal em 2022, com a equipe mudando toda a montagem mais para a frente nesta temporada.

Obviamente, isso tem um impacto mecânico, não apenas do ponto de vista da suspensão direta, mas também no comportamento dos pneus.

Enquanto isso, do ponto de vista aerodinâmico, a mudança na linha do eixo altera o comportamento da esteira turbulenta gerada pelo conjunto da roda, o que resulta na capacidade da equipe de fazer macro e micro alterações nas superfícies aerodinâmicas tanto a montante quanto a jusante durante a montagem para extrair ainda mais desempenho.

Por causa disso, sua atualização começou corretamente na Austrália, pois modificou o desenho de sua placa final da asa dianteira e a arquitetura associada, a fim de alterar o fluxo na curva dianteira do carro.

A placa final agora está mais curvada na seção superior e intermediária, o que apresenta mais do plano de mergulho para o fluxo que se aproxima. Isso também deve melhorar o efeito de “lavagem do ar”, o que provavelmente é o motivo pelo qual a equipe fez ajustes na parte interna da asa.

Para que essa troca funcione, os novos flaps, que são os dois elementos superiores da asa, são diferentes no meio de seu vão.

A Red Bull rapidamente seguiu com uma mudança significativa em seu desenho de entrada do sidepod no Azerbaijão, com a entrada reduzida em altura para aumentar o tamanho do rebaixo, mas ampliada para manter a capacidade de resfriamento.

Como consequência do alargamento da carroceria ao redor da entrada, o restante da geometria do sidepod foi sutilmente ajustado. Isso aproveita o espaço adicional concedido ao rebaixo para melhorar tanto a interação física com o assoalho quanto aerodinamicamente.

Para complementar totalmente as alterações feitas no sidepod, também foi dada atenção à geometria da borda do assoalho e ao apareto aerodinâmico que é montado sobre ele, todos refeitos para aumentar seu desempenho em linha com as outras alterações.

Para capitalizar ainda mais esses esforços, houve uma alteração na vedação do assoalho externo, com a borda superior levemente em ziguezague para melhor alinhar o fluxo de ar local e aproveitar as alterações feitas atrás.

À medida que as outras equipes buscam recuperar terreno para a Red Bull, elas esperam que a escala móvel de recursos disponíveis para cada equipe com base em sua posição no campeonato e a punição resultante dada a ela por violar as regras de limite de custo, impeça o ritmo em que o RB19 pode ser ainda melhorado.

A própria Red Bull espera que, quando isso acontecer, os títulos mundiais estejam garantidos ou praticamente garantidos.

AS - www.autoracing.com.br

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