As situações mais inusitadas no mundo da Fórmula 1

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019 às 12:45

GP do Brasil de 2019 de Formula 1

A principal categoria do automobilismo mundial ocorre, hoje, em um contexto milionário, em que equipes possuem orçamentos que chegam à casa dos 460 milhões de euros. Mas a verdade é que nem sempre foi assim. Em um período não tão distante, a F1 contou com episódios mais que inusitados, que não poderiam ser vistos nem mesmo em um campeonato de kart indoor entre os amigos da firma.

Era, com certeza, algo completamente diferente do que visualizamos atualmente. Com equipes cada vez mais preparadas e carros cada vez mais equipados. Além disso, hoje, a F1 possui um grande valor de mercado e movimenta milhões por meio de patrocínios e produtos licenciados. Existem, até mesmo, caça-niqueis temáticos inspirados na modalidade, um verdadeiro presente paras os apaixonados do automobilismo e jogos que azar, que podem até mesmo aproveitar os famosos bônus de cassino online para alimentar essa paixão.

Mas como o assunto aqui é a F1 e seus episódios mais inusitados, separamos para você alguns desses acontecimentos, que de certa forma também estão escritos na história dessa modalidade.

Emerson, Senna e Piquet em uma mesma pista de corrida
Ainda que os três maiores nomes do automobilismo brasileiro nunca tenham disputado uma mesma largada juntos, Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna compartilharam de uma mesma pista de treino, mais precisamente no circuito de Jacarepaguá. O episódio ocorreu em 1984, ano da estreia de Senna nas pistas de corrida, junto à Toleman. Piquet, por sua vez, ainda comemorava a conquista do bicampeonato, conquistado pela Brabham, enquanto Emerson, já aposentado, fazia uma participação especial pela equipe britânica Spirit. O entrelaçar dos fatos, então, fez com que os três campeões mundiais se encontrassem em uma mesma pista.

Emerson Fittipaldi - Nelson Piquet - Ayrton Senna

Emerson, Piquet e Senna

O câmbio que sai na mão do piloto
Tendo em vista sua estrutura precária, a equipe italiana Andrea Moda é uma das campeãs quando o assunto é situações inusitadas da F1. Dentre as histórias mais curiosas, uma se destaca: a alavanca do câmbio que se soltou e saiu na mão do piloto durante uma troca de marcha em velocidade plena (eram mais de 200 km/h). O episódio ocorreu em 1992 no GP de Mônaco com o brasileiro Roberto Moreno, que fez história na equipe ao conquistar um histórico P17 no grid – algo inacreditável para os padrões da equipe.

O ocorrido, junto a uma série de outras trapalhadas, fez-com que a Andrea Moda fosse banida do esporte pela Federação Internacional de automobilismo (FIA). O dono da equipe, um playboy italiano, chegou até mesmo a ser preso por fraudes fiscais durante o GP da Bélgica. Em 2018, o número utilizado pela equipe foi resgatado pelo piloto russo Sergey Sirotkin.

Roberto Pupo Moreno – Andrea Moda – Monaco 92

Outra equipe desastrosa
Uma outra equipe que conseguiu a façanha de se aproximar dos episódios desastrosos da Andrea Moda foi a Lola. Seu feito mais lembrado ocorreu em 1997, quando a equipe atingiu a incrível marca de ficar 15 segundos acima do tempo da pole position enquanto disputava um lugar no grid do GP da Austrália.

Para muitos, o projeto do carro era completamente equivocado. Além disso, também era ventilada a possibilidade de que o carro era, na verdade, de Fórmula Indy, tendo sido simplesmente adaptados às regras da F1. No fim, a equipe sequer tentou disputar a prova seguinte, o GP do Brasil. Com isso, o piloto Ricardo Rosset acabou ficando a pé na disputa em casa. Pouco tempo depois, o brasileiro abandonou a F1 para voltar às pistas de corrida apenas 10 anos depois.

Ricardo Rosset -LOla – Austrália 1997

Vídeo cacetadas da F1
Ambos os episódios aqui descritos podem ser confundidos com uma vídeo cacetada. Em 1983, o francês René Arnoux teve problemas com sua Ferrari e acabou parando na pista. Ele logo foi pedir ajuda aos fiscais para empurrar o carro para um lugar seguro, uma cena nada incomum na F1. No entanto, sem o peso do piloto, o carro começou a andar e passou em cima do pé do francês, que foi parar no hospital.

Já o segundo caso ocorreu em 1987, quando o piloto Nigel Mansell comemorava sua vitória no GP da Áustria. Ela ficou tão entusiasmado com a vitória que, enquanto estava sobre o caminhão que levava os pilotos ao pódio, não percebeu a aproximação de uma passarela de concreto, que acabou acertando sua cabeça em cheio.

AS - www.autoracing.com.br

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