As maiores secas de títulos da Ferrari na história da F1

segunda-feira, 15 de agosto de 2022 às 18:38

Ferrari

Essa temporada de 2022 começou dando muita esperança aos tifosi, a fanática torcida da Ferrari, a equipe mais tradicional da Fórmula 1. Charles Leclerc venceu a corrida de abertura da temporada, chegou em P2 na segunda corrida e venceu de novo na terceira corrida com autoridade na Austrália.

Isto levou a torcida Vermelha ao delírio e a grandes esperanças que a seca de título de um piloto da Ferrari pudesse finalmente terminar depois do último em 2007 de Kimi Raikkonen. Mas, desde o GP da Emilia Romagna muita coisa aconteceu e a Scuderia entrou de novo naquela espiral de problemas intermináveis com erros de operação de corrida, erro dos pilotos e erros estratégicos em profusão. O resultado é que temos hoje Max Verstappen da Red Bull 80 pontos à frente de Leclerc e a própria equipe Red Bull 97 pontos à frente dos Vermelhos na tabela dos construtores.

Já se passaram quatorze anos desde que a Ferrari conquistou pela última vez um título mundial na Fórmula 1. Abaixo temos uma visão geral de todas as secas de títulos dos Vermelhos no esporte. Os italianos podem acabar com a seca em 2022?

John Surtees – Ferrari 1964

1964 – 1975

Em 1964, a Ferrari conquistou os dois títulos com o campeão John Surtees e o segundo colocado Lorenzo Bandini. Isso foi seguido pela primeira longa seca de títulos da Ferrari na F1. As coisas pioraram para a Ferrari quando a Cosworth desenvolveu um pacote de motores muito melhor com os novos regulamentos. A equipe terminou em segundo no campeonato de construtores três vezes antes de conquistar os dois títulos mundiais novamente em 1975 com o campeão Niki Lauda e seu companheiro de equipe Clay Regazzoni. Os italianos continuaram a ter sucesso com Lauda nos anos seguintes, conquistando os títulos de construtores em 1976, 1977 e 1979.

Niki Lauda Ferrari 312 T 1975

1979 – 2000

Entre 1979 e 2000, a Ferrari ganhou três títulos de construtores, mas seus pilotos não conseguiram conquistar o título de pilotos. O início dos anos 90 foi particularmente difícil para a Ferrari. Em 91, 92 e 93 a Ferrari nunca ganhou uma única corrida e nunca fez uma pole position. Os italianos tiveram que esperar 58 corridas pela próxima vitória, mas em 1994 Gerhard Berger finalmente venceu uma corrida pela Ferrari novamente.

Foi Michael Schumacher quem finalmente encerrou a seca mais longa até agora de 21 anos. Pela primeira vez desde Jody Scheckter em 1979, a equipe conquistou o título de pilotos no ano de 2000. Seguiu-se um período extremamente dominante para a Ferrari, com os italianos conquistando os dois títulos mundiais cinco anos seguidos. Em 2005 e 2006 a equipe foi derrotada pela Renault e Fernando Alonso.

Scheckter e Villeneuve – Monza 1979

2009 – ?

Em 2007, a Ferrari conquistou o título de pilotos pela última vez com Kimi Raikkonen, enquanto 2008 foi a última vitória no campeonato de construtores para os italianos. Nos anos que se seguiram, a Ferrari lutou pelo título várias vezes, mas não conseguiu conquistar um título mundial.

Em 2010 e 2012, a Ferrari perdeu para a Red Bull Racing e Sebastian Vettel. A partir de 2014, começou a série dominante de vitórias da Mercedes. Naquela época a Ferrari só conseguiu se aproximar de Lewis Hamilton e Valtteri Bottas em 2017 e 2018 com Vettel e Raikkonen, mas nos dois anos os italianos e os pilotos jogaram fora o campeonato na segunda metade da temporada.

Nesta temporada, a Ferrari parecia estar finalmente competindo pelo título novamente, mas apesar de ainda haver alguma esperança, o título ficou muito difícil este ano. Os erros da equipe e de seu piloto “principal” lembram muito 2017 e 2018.

A Ferrari deve esperar erros de Verstappen e Red Bull na segunda metade da temporada se quiser ter alguma chance de ganhar o título mundial. Com nove corridas pela frente após as férias de verão, já passamos da metade da temporada. Os italianos conseguirão acabar com a seca de títulos em 2022 ou ainda estão a caminho de um novo recorde?

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.