As 5 maiores disputas recentes pelo título da Fórmula 1

quinta-feira, 28 de outubro de 2021 às 13:05

GP do Brasil de 2019 de Formula 1

Desde a sua inauguração, em 1950, que o Campeonato Mundial de Fórmula 1 tem proporcionado, a todos os fãs do automobilismo, grande espetáculo, muito do qual também advém da rivalidade entre muitos dos seus pilotos que, ano após ano, tentam sagrar-se campeões. Tais admiradores do esporte, além de poder vibrar e torcer pelos grandes pilotos, também têm a possibilidade de apostar no favorito a vencer o título atual. Para isso, novos usuários podem se beneficiar do código bônus bet365 durante o registro na plataforma de apostas desportivas online e obter bônus de boas-vindas.

São já, portanto, sete décadas de história de rivalidades, com muitas disputas emocionantes pelo título, que só contribuíram para a popularidade da Fórmula 1. Ainda assim, entre essas, selecionamos cinco das mais recentes, que cobrem os últimos quarenta e cinco anos, e que decerto ficarão para a história. Vejamos quais são, da mais recente para a mais antiga.

Lewis Hamilton e Max Verstappen

Lewis Hamilton vs. Max Verstappen

O Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 2021 promete ser um dos melhores de sempre, face à corrida intensa pelo título. Frente a frente nada mais nada menos que Lewis Hamilton, piloto britânico da Mercedes que dispensa apresentações, por já ter sido sete vezes campeão de Fórmula 1, e Max Verstappen, piloto da Red Bull Racing-Honda. Faltando poucos Grandes Prêmios – apenas cinco – para terminar esta temporada e com ambos podendo ganhar o título, será certamente uma luta titânica até a final, que poderá – ou não – pôr um fim ao reinado de Hamilton, que já que pode ser o quatro de seus sete  campeonatos conquistados de forma consecutiva.

Lewis Hamilton e Nico Rosberg

Lewis Hamilton vs. Nico Rosberg

Antes dessa rivalidade que mencionamos acima, existiu uma outra que é vista como uma das maiores de sempre no mundo da Fórmula 1, que envolve novamente Lewis Hamilton. Quando o britânico entrou para a Mercedes, em 2013, teve como companheiro de equipe Nico Rosberg, seu amigo e com quem já tinha competido na juventude, no kart. Contudo, apesar do talento e da amizade entre ambos, a competição entre os dois esteve longe de ser amigável e, rapidamente, tornou-se pessoal, com os dois  recorrendo a estratégias de todo o tipo para ganharem os Grandes Prêmios ou impedirem o outro de ganhar. Hamilton venceu em 2014 e 2015 – com Rosberg sendo ser vice-campeão –, mas em 2016 Nico conseguiu mesmo vencer o título, antes de decidir, de forma surpreendente, colocar um ponto final na carreira.

Mark Webber vs. Sebastian Vettel

Uma outra disputa que marcou a era moderna da Fórmula 1 foi, sem dúvida, a que existiu entre Mark Webber e Sebastian Vettel. Em 2010, após o domínio de Jenson Button no ano anterior, era a hora de outros pilotos chegarem-se à frente e na pole position estavam os pilotos da Red Bull, ambos com o melhor equipamento aspirando o título. Foi uma temporada extremamente competitiva, com nomes como Fernando Alonso e Lewis Hamilton e o próprio Jenson Button, agora ao serviço da McLaren,  procurando chegar ao título. Mas os olhos estavam postos sobre a rivalidade entre Mark Webber e Sebastian Vettel, que chegou mesmo a provocar uma colisão dramática entre ambos num GP da Turquia. Mas, no final, foi Vettel quem levou a melhor, vencendo os campeonatos de 2010 a 2013. Webber, por outro lado, nunca chegou a vencer um título.

Ayrton Senna vs. Alain Prost

Retrocedendo algumas décadas, deparamo-nos com provavelmente a maior rivalidade de todos os tempos entre o francês Alain Prost e o brasileiro Ayrton Senna. Senna, após ter estado ao serviço da Lotus-Honda, chegou à McLaren em 1988, numa altura em que Prost, o companheiro de equipe, já tinha sido campeão duas vezes. O objetivo de ambos era destronar outro brasileiro, Nelson Piquet, que havia ganho o campeonato em 1987. Os dois pilotos da McLaren dominaram o campeonato por completo, com a única exceção sendo o GP de Itália, em que o vencedor foi o austríaco Gerhard Berger, da Ferrari. No final, apenas três pontos separavam os dois pilotos, mas a vitória no campeonato sorriu a Senna, no que seria o seu primeiro campeonato. A partir daí, a relação entre os dois declinou, culminando na colisão entre ambos na corrida final da temporada seguinte, que valeu a desclassificação a Senna e o título a Prost. O francês acabaria por afirmar que nunca mais quereria ser companheiro de Senna.

Niki Lauda vs. James Hunt

Alguns anos antes, encontrámos a rivalidade entre Niki Lauda e James Hunt, que chegou mesmo até às grandes telas de cinema, após a sua adaptação cinematográfica, com o filme Rush, de 2013. Em 1976, Lauda era o campeão do título e presumia-se que teria pelo menos mais um ano de sucesso, contudo, James Hunt, inesperadamente, intrometeu-se na luta pelo título. Niki estava bem lançado, mas após um trágico acidente no mítico GP de Nurburgring, na Alemanha, que deixou sequelas físicas no austríaco e o deixou fora do GP da Áustria, bem como dos Países Baixos, Hunt conseguiu vencer várias corridas. No último GP do Japão em Fuji, Hunt tinha menos pontos que Lauda, mas o austríaco retirou-se devido às condições meteorológicas terríveis, tendo Hunt aproveitado para somar preciosos pontos que lhe valeriam o título, sagrando-se campeão com apenas um ponto de diferença para Lauda. Esse, contudo, não seria o fim da história para o austríaco, pois ainda viria a ganhar mais dois títulos, tornando-o num dos melhores de todos os tempos.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.