Argentinos fazem a festa na “Libertadores do Automobilismo” com vitórias em San Juan Villicum
domingo, 11 de maio de 2025 às 15:30
TCR South America
O TCR South America Banco BRB concluiu neste domingo (11) a terceira etapa da temporada 2025. O Circuito San Juan Villicum, na Argentina, foi palco de duas corridas bem disputadas diante de bom público nas tribunas de um dos autódromos mais belos e modernos da América do Sul. O fim de semana foi bastante positivo para os donos da casa, que venceram com Leonel Pernía (Honda YPF Racing) e Fabricio Pezzini (W2 ProGP) nas corridas 1 e 2, respectivamente.
Entre os brasileiros, destaque para Raphael Reis (W2 ProGP), segundo colocado na 70ª largada da sua carreira na categoria continental — marcando assim seu primeiro pódio no ano e o 21º na competição —, enquanto Enzo Gianfratti (Porthack Racing) faturou seu segundo triunfo na Copa Trophy.
Com os resultados deste domingo, os argentinos mantêm sua invencibilidade na temporada, agora com três triunfos para Leo Pernía a bordo do Honda Civic Type R FL5 #44, sempre em corridas 1, enquanto Fabricio Pezzini — que leva uma homenagem a Ayrton Senna em seu capacete — repetiu o resultado obtido em Rosário, quando venceu a prova complementar da etapa com a equipe carioca liderada por Duda Pamplona e Serafin Jr. Juan Ángel Rosso (Paladini Racing) completa o rol de vencedores do país vizinho com a conquista obtida no desfecho da rodada de Oberá, em abril.
Em termos de campeonato, a jornada em San Juan Villicum foi igualmente positiva para Leonel Pernía — Driver of the Weekend by Ademicon (com 71 tentos marcados em Villicum) —, que chegou a 219 pontos e abriu 43 de vantagem para o atual campeão, Pedro Cardoso (PMO Racing), que volta a Brasília como vice-líder e 176 pontos na tabela após terminar as provas deste domingo em quarto e oitavo.
De ponta a ponta — A 70ª largada do TCR South America Banco BRB esquentou a manhã fria em San Juan Villicum, que registrava 12ºC de temperatura ambiente. Pole, Leonel Pernía manteve o primeiro lugar, enquanto Raphael Reis assumiu o segundo posto e Pedro Cardoso subiu de sexto para terceiro. Por sua vez, Nelsinho Piquet caiu para quinto, ao passo que um dos seus companheiros de equipe, Tiago Pernía, não conseguiu largar e ficou com seu Civic Type R parado na reta, o que resultou na intervenção do safety-car.
Leo Pernía sustentou a liderança na relargada, mas passou a ser perseguido por Rapha Reis, Cardoso, Fabián Yannantuoni e Nelsinho Piquet. Enzo Gianfratti despontava na ponta entre os pilotos da Copa Trophy. Voltas depois, Maria Nienkötter e o próprio Enzo escaparam e ficaram na caixa de brita, o que provocou nova entrada do safety-car na pista.
Mesmo com forte pressão de Raphael Reis, Leo Pernía se segurou na frente, enquanto Yannantuoni vinha em terceiro, à frente de Pedro Cardoso e Nelsinho. As últimas voltas foram eletrizantes e renderam várias batalhas por posição. Uma delas aconteceu entre Piquet e o atual campeão do TCR South America Banco BRB: o ex-Fórmula 1 levou maior prejuízo, recolheu para os boxes e abandonou. Pernía controlou a vantagem sobre Reis e venceu pela terceira vez, seguido pelo brasiliense, pódio na sua 70ª largada na categoria. Fabián Yannantuoni superou Cardoso na volta final e fechou o top-3 pela manhã em Villicum. Adrián Chiriano triunfou na Copa Trophy.
Pezzini leva prova ‘pegada’ — Com a inversão dos dez primeiros colocados da sessão classificatória de sábado, coube a Fabricio Pezzini a primazia de puxar a fila da Corrida 2, largando lado a lado com Juan Ángel Rosso. Mariano Pernía e ‘Lucho’ Ramírez partiram logo atrás, enquanto Pedro Cardoso era o quinto do grid. Raphael Reis iniciou a disputa em sétimo, seguido por Nelsinho Piquet e Leo Pernía.
Desde as primeiras voltas, Pezzini e ‘Colo’ Rosso disputaram a liderança, com alternância no primeiro lugar. Mariano Pernía ocupou o top-3, seguido por Fabián Yannantuoni e Raphael Reis. Leo Pernía largou em décimo e passou em sexto no início da prova, mas passou a ter problemas na direção após incidente com o filho, Tiago Pernía.
A escapada de Santino Balerini na caixa de brita fez a direção de prova acionar o safety-car ainda no começo da corrida, que tinha Pedro Cardoso em sétimo e Nelsinho Piquet em nono.
Pezzini passou a construir o caminho para a vitória depois da relargada ao abrir ligeira vantagem para ‘Colo’ Rosso, que na sequência da prova foi superado pelo seu companheiro de equipe. Em grande campanha, Yannantuoni subiu para segundo e reduziu a diferença para o líder da corrida ao mesmo tempo em que Reis pressionava Mariano Pernía para disputar o quarto lugar. E no confronto direto entre dois brasileiros, Piquet passou Cardoso e subiu para sétimo.
Em disputa sensacional para marcar o fim de prova, Reis conquistou o quarto lugar após Mariano Pernía se destacar com pilotagem defensiva. Mas o ex-jogador do Atlético de Madrid não conseguiu segurar o brasileiro e foi superado também por Leonel Pernía e Nelsinho Piquet. A vitória geral ficou mesmo com Pezzini, que foi seguido por Rosso, que passou Yannantuoni nas voltas derradeiras, em pódio todo argentino. Enzo Gianfratti terminou como vencedor da Corrida 2 na Copa Trophy, também pela segunda vez em 2025.
Protagonismo — Leo Pernía destacou o fim de semana com muitos motivos para comemorar em Villicum. “Levo muitas coisas positivas deste fim de semana, obviamente começando pelos pontos e por ampliar a diferença no campeonato, que era meu objetivo principal. Mas, fundamentalmente, aprendi muito sobre o carro e as ferramentas que temos gerido para saber qual será o rumo do nosso trabalho daqui pra frente. Ter essa certeza faz toda a diferença no trabalho durante o fim de semana”, disse o argentino.
Novamente vencedor na temporada, o campeão de 2022 salientou o resultado positivo para fechar um fim de semana de desafios. “Saímos daqui muito felizes e gratos à equipe. Acho que temos um carro que nos permite ter um ritmo de corrida interessante e nos permite vencer corridas. Falta trabalhar para nos classificarmos mais à frente. Mas foi uma grande vitória. Patinei na largada, o ‘Colo’ Rosso tracionou melhor, mas consegui aproveitar melhor o desempenho dos pneus com uma linda manobra, e com muito respeito, para liderar, e depois tivemos um ritmo que fez a diferença”, afirmou Pezzini.
Em mais um fim de semana de marcas importantes no TCR South America Banco BRB, Raphael Reis mostrou-se satisfeito com o que conseguiu entregar em Villicum. “Estou bem feliz. Viemos de um fim de semana ruim lá em Oberá, e aqui subimos no pódio na Corrida 1 e na segunda terminei em quarto após ter largado em oitavo. Tínhamos carro para até mais, mas preferimos não correr muitos riscos. Como estamos um pouco atrás no campeonato, não podemos nos dar ao luxo de ter algum problema, então fiz uma corrida mais cerebral. O campeonato é longo, corrida após corrida, então, quando olho para o que foi o fim de semana, ficamos bem felizes”, comentou o brasileiro.
Por fim, Enzo Gianfratti completou sua segunda etapa na categoria novamente no topo do pódio na Copa Trophy. “Esse triunfo foi muito importante no campeonato. Pontuamos bastante. Uma pena o abandono na Corrida 1, mas deu tudo certo para a segunda corrida. Fizemos duas ótimas largadas hoje. O carro perdeu um pouco de performance do meio para o fim, mas mesmo assim conseguimos a vitória na Trophy. Agora é encarar Termas de Río Hondo, uma pista que ainda não conheço e vamos aprender bastante no simulador”, disse o paulista de 22 anos.
A temporada 2025 do TCR South America Banco BRB, a ‘Libertadores do Automobilismo’, fará sua quarta e última etapa em solo argentino dentro de três semanas para acelerar no moderno autódromo de Termas de Río Hondo no fim de semana de 30 de maio a 1º de junho. Já o terceiro campeonato da história do TCR Brasil Banco BRB terá abertura em Belo Horizonte, em circuito de rua montado no entorno do Mineirão, entre 16 e 17 de agosto, integrando o evento BH Stock Festival com a BRB Stock Car Pro Series.
TCR South America Banco BRB, temporada 2025
Etapa 3, Circuito San Juan Villicum (Argentina)
Corrida 1
1º – Leonel Pernía (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FL5), 14 voltas em 28min16s111
2º – Raphael Reis (BRA/W2 ProGP/Cupra Leon VZ), a 1s074
3º – Fabián Yannantuoni (ARG/Paladini Racing/Lynk & Co 03 TCR), a 6s120
4º – Pedro Cardoso (BRA/PMO Racing/Peugeot 308 GTI TCR), a 6s948
5º – Luis Ramírez (PAN/PMO Racing/Peugeot 308 GTI TCR), a 10s712
6º – Fabricio Pezzini (ARG/W2 ProGP/Cupra Leon VZ), a 12s883
7º – Juan Ángel Rosso (ARG/Paladini Racing/Lynk & Co 03 TCR), a 15s392
8º – Exequiel Bastidas (ARG/Paladini Racing/Audi RS3 LMS SEQ), a 16s086
9º – Mariano Pernía (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FK7), a 23s500
10º – Genaro Rasetto (ARG/PMO Racing/Peugeot 308 GTI TCR), a 24s899
11º – Adrián Chiriano (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FK7) – T, a 35s112
12º – Santino Balerini (ARG/Paladini Racing/Toyota Corolla TCR), a 3 voltas
Não completaram
Nelson Piquet Jr. (BRA/Squadra Martino/Honda Civic Type R FL5), a 5 voltas
Enzo Gianfratti (BRA/Porthack Racing/Honda Civic Type R FK7) – T, a 9 voltas
Maria Nienkötter (BRA/Cobra Racing/Toyota Corolla TCR) – T, a 10 voltas
Tiago Pernía (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FL5), a 14 voltas
Corrida 2
1º – Fabricio Pezzini (ARG/W2 ProGP/Cupra Leon VZ), 18 voltas em 32min53s092
2º – Juan Ángel Rosso (ARG/Paladini Racing/Lynk & Co 03 TCR), a 2s248
3º – Fabián Yannantuoni (ARG/Paladini Racing/Lynk & Co 03 TCR), a 3s274
4º – Raphael Reis (BRA/W2 ProGP/Cupra Leon VZ), a 4s723
5º – Leonel Pernía (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FL5), a 6s452
6º – Nelson Piquet Jr. (BRA/Squadra Martino/Honda Civic Type R FL5), a 6s706
7º – Mariano Pernía (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FK7), a 8s623
8º – Pedro Cardoso (BRA/PMO Racing/Peugeot 308 GTI TCR), a 10s172
9º – Tiago Pernía (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FL5), a 10s464
10º – Genaro Rasetto (ARG/PMO Racing/Peugeot 308 GTI TCR), a 14s489
11º – Luis Ramírez (PAN/PMO Racing/Peugeot 308 GTI TCR), a 19s893
12º – Exequiel Bastidas (ARG/Paladini Racing/Audi RS3 LMS SEQ), a 27s319
13º – Enzo Gianfratti (BRA/Porthack Racing/Honda Civic Type R FK7) – T, a 33s071
14º – Adrián Chiriano (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FK7) – T, a 41s867
15º – Maria Nienkötter (BRA/Cobra Racing/Toyota Corolla TCR) – T, a 43s997
Não completou
Santino Balerini (ARG/Paladini Racing/Toyota Corolla TCR), a 15 voltas
T – Copa Trophy
Classificação do campeonato após três etapas*
1º – Leonel Pernía, 219 pontos
2º – Pedro Cardoso, 176
3º – Juan Ángel Rosso, 141
4º – Fabricio Pezzini, 140
5º – Raphael Reis, 124
6º – Nelson Piquet Jr., 112
7º – Tiago Pernía, 93
8º – Luis Ramírez, 91
9º – Fabián Yannantuoni, 89
10º – Genaro Rasetto, 66
11º – Santino Balerini, 52
12º – Mariano Pernía, 52
13º – Adrián Chiriano, 42
14º – Maria Nienkötter, 31
15º – Enzo Gianfratti, 21
16º – Exequiel Bastidas, 20
*pontuação extraoficial
Calendário da temporada*
1ª etapa: 30 de março, Rosário (Argentina)
2ª etapa: 20 de abril, Oberá (Argentina)
3ª etapa: 11 de maio, San Juan Villicum (Argentina)
4ª etapa: 1º de junho, Termas de Río Hondo (Argentina)
5ª etapa: 13 de julho, Mercedes (Uruguai)
6ª etapa: 27 de julho, El Pinar (Uruguai)
7ª etapa: 17 de agosto, Belo Horizonte (Brasil)
8ª etapa: 26 de outubro, Rio Grande do Sul (Brasil)*
9ª etapa: 16 de novembro, Goiânia (Brasil)
10ª etapa: 14 de dezembro, Interlagos (Brasil)
*a confirmar
argentina, TCR South America
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.