Aramco visando Aston Martin, Newey e Verstappen?

quarta-feira, 20 de março de 2024 às 9:43

Aston Martin

Estão surgindo rumores de que o principal patrocinador da Aston Martin na Fórmula 1, a petrolífera estatal saudita Aramco, está se preparando para comprar a equipe.

O desenvolvimento explosivo poderia até estar relacionado ao caso Christian Horner na Red Bull e explicar em parte porque a equipe está agora desesperada por um “cessar-fogo” interno na luta pelo poder.

Entretanto, é provável que a mídia continue perseguindo a história de Horner neste fim de semana em Melbourne.

O jornal alemão Bild afirma que um dos lados da luta pelo poder da Red Bull – Chalerm Yoovidhya, proprietário tailandês de 51% – instalou um “espião” na sede austríaca da Red Bull em Salzburgo.

Além disso, soube-se que a chamada “cláusula Helmut Marko” no contrato de Max Verstappen, permitindo-lhe escapar do acordo se Marko for demitido, foi adicionada após a assinatura inicial sem o conhecimento de Horner.

O escândalo e a agitação alienaram o influente pai de Max, Jos, mas Adrian Newey – indiscutivelmente o cérebro técnico mais respeitado em toda a história da F1 – também está insatisfeito com a situação.

Foi dito que Newey, Max Verstappen e até mesmo Marko poderiam simplesmente ir para a Mercedes em 2025, com Verstappen substituindo Lewis Hamilton, que vai para a Ferrari.

Contudo, a Aston Martin também pode estar fazendo uma tentativa ousada de se beneficiar dos problemas da Red Bull.

A Eurosport da Itália relata que Lawrence Stroll, atual proprietário do Aston Martin cujo filho Lance está enfrentando dificuldades, pode estar interessado em vender a equipe para a Aramco.

Se Verstappen e Newey também fizessem parte do acordo, seria quase certamente mais do que lucrativo.

Ralf Schumacher, ex-piloto de F1, acha que simplesmente demitir Horner seria uma solução muito mais simples para a agitação do que a atual conversa sobre um “cessar-fogo”.

“Max sabe exatamente o que aconteceu internamente”, disse ele à Auto Bild ao ser questionado sobre o obscuro caso Horner.

“Ele também sabe que há um grande risco de Adrian Newey em breve não ter vontade de permanecer na Red Bull por causa de toda a turbulência”.

“Ele (Newey) é a pessoa que a Red Bull menos pode perder, mas eles poderiam viver sem Horner”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.