Arábia Saudita expressa interesse em ter equipe de F1
quarta-feira, 16 de abril de 2025 às 9:28
GP da Arábia Saudita
A Arábia Saudita pode estar prestes a aprofundar seus investimentos já intensos na Fórmula 1, fundando ou comprando uma equipe.
O país não se limita a sediar a corrida de rua deste fim de semana em Jeddah; a gigante petrolífera estatal Aramco e a mineradora Ma’aden patrocinam a Aston Martin e o Fundo de Investimento Público (PIF) comprou ações da McLaren em 2021.
Agora, o príncipe Khalid bin Sultan Al-Abdullah Al-Faisal – um membro da família real – afirma que a Arábia Saudita está interessada em se tornar proprietária de uma equipe de F1.
“Isso pode acontecer”, disse ele a jornalistas. “Isso pode acontecer em breve, à medida que vemos o rápido crescimento deste esporte”.
“As pessoas compram uma equipe de F1 para ganhar dinheiro, principalmente se for comprada por uma das empresas do PIF. Estamos bastante interessados”.
O príncipe, também presidente da federação saudita de automobilismo, insistiu que “definitivamente há espaço no grid” para a Arábia Saudita, apontando que em 2026 haverá 11 equipes, embora o máximo sejam 12.
“Potencialmente, uma ou duas equipes poderão ser colocadas à venda no futuro”, continuou ele. “Já organizamos um GP e somos patrocinadores, então não ficaria surpreso se víssemos o anúncio de uma equipe saudita em breve”.
“Não é fácil dizer qual equipe comprar e como administrá-la, mas pessoalmente eu gostaria de ver uma equipe saudita. Não é uma questão fácil, mas por que não seria possível?”
O príncipe também indicou que a Arábia Saudita está interessada em abrir a temporada.
“Queremos ser os primeiros no calendário. Isso tem tudo a ver com o clima – está muito quente aqui no meio da temporada. E sediar a abertura é melhor para as vendas”.
arabia saudita, equipe, f1, formula 1, interesse, Khalid bin Sultan Al-Abdullah Al-Faisal, noticias f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.