Arábia Saudita busca segundo lugar no calendário da F1
domingo, 19 de março de 2023 às 9:15A Arábia Saudita está lançando uma oferta audaciosa para adicionar uma segunda corrida de Fórmula 1 à programação anual do esporte. Já se sabia que o layout das ruas de alta velocidade em Jeddah foi concebido apenas como uma solução temporária durante a construção de uma instalação permanente em Qiddiya.
A construção do megaprojeto de entretenimento Qiddiya, na capital Riad, começou em 2019, mas a data de término do local da F1 foi adiada deste ano para 2027.
Nesse ínterim, portanto, o chefe da federação automobilística saudita, príncipe Khalid bin Sultan al-Abdullah al-Faisal, disse que Jeddah pode continuar sediando a corrida – com Quiddiya sendo adicionado como um segundo local posteriormente.
“A popularidade da Fórmula 1 está crescendo, inclusive aqui”, disse ele em Jeddah. “A Arábia Saudita é um país grande e, se houver três corridas nos Estados Unidos, podemos sediar duas”.
A Arábia Saudita e as regiões vizinhas estão de fato aumentando sua presença na F1, com a Aston Martin, patrocinada pela Aramco e parcialmente de propriedade saudita, rugindo no grid e a Qatar Airways recentemente revelada como uma nova patrocinadora da F1. Quiddiya, no entanto, será uma joia da coroa do envolvimento saudita na F1.
“Haverá hotéis, parques, muitas coisas”, declarou al-Faisal, “mas por enquanto não podemos mover o GP para lá – é apenas um grande canteiro de obras. Queremos trazer a Fórmula 1 para lá quando o projeto e a cidade estiverem completamente prontos, mas levará mais tempo do que esperávamos”.
Ele admitiu, porém, que ainda não está confirmado que a Arábia Saudita poderá sediar duas corridas por temporada. “Muitos fatores precisam ser considerados”, afirmou o príncipe Khalid, membro da família real governante.
“Mesmo se quisermos fazer duas corridas, será prático e viável para a FOM e as equipes? Mas a pista em Jeddah não é mais considerada temporária, então no futuro teoricamente poderemos receber duas. Eu não ficaria surpreso se fosse assim que acabasse”, concluiu.
construção, corrida, esporte, f1, formula 1, GP Arábia Saudita F1, jeddah, popularidade
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.