Antonelli lamenta cautela da Mercedes em Spa
segunda-feira, 28 de julho de 2025 às 10:47
Kimi Antonelli
Kimi Antonelli afirmou que a Mercedes foi cautelosa demais ao decidir o momento ideal para colocar pneus slick no Grande Prêmio da Bélgica.
Segundo o jovem piloto, a postura conservadora da equipe teve origem no desastre vivido em Silverstone, onde uma escolha errada em condições de pista molhada comprometeu sua corrida.
Na ocasião, Antonelli acabou abandonando a prova após ser atingido por Isack Hadjar no meio do pelotão. Desde então, a equipe tem adotado uma abordagem mais cuidadosa nas decisões estratégicas.

Mercedes relutou em repetir erro de Silverstone
Inicialmente, o fim de semana em Spa-Francorchamps já era desafiador. Após uma eliminação ainda no Q1 e uma troca de unidade de potência, Antonelli precisou largar do fundo do grid. Para piorar, a pista estava extremamente molhada.
Logo na volta de formação, a corrida foi interrompida com bandeira vermelha devido à baixa visibilidade.
No entanto, após 80 minutos de espera e quatro voltas atrás do safety car, a prova foi retomada. Todos os carros estavam com pneus intermediários, mas com o asfalto secando rapidamente, houve a necessidade de trocar para slicks logo nas voltas iniciais.
Embora Antonelli quisesse antecipar a troca – o que se mostrou vantajoso para Lewis Hamilton, que ganhou posições – a Mercedes optou por adotar uma postura mais conservadora.
“Por causa de Silverstone, provavelmente fomos cautelosos demais. Quisemos esperar um pouco mais. E acho que foi aí que perdemos algumas posições também”, declarou Antonelli ao racingnews365.com.
Asa maior limitou a recuperação
Assim que a pista secou por completo, qualquer chance de escalada no pelotão foi drasticamente reduzida.
A Mercedes havia optado por um acerto aerodinâmico com uma asa traseira maior, o que melhorava o desempenho em curvas, mas comprometia a velocidade nas retas – algo fundamental para realizar ultrapassagens em Spa.
“O carro estava bem melhor com a asa maior. Me senti muito mais confiante em curvas onde normalmente enfrentava dificuldades. Contudo, era muito difícil acompanhar nas retas”, explicou o piloto.
Ainda segundo Antonelli, a única chance real de ultrapassar Esteban Ocon foi frustrada por um erro sutil.
“Na tentativa de passar Ocon, acabei escapando um pouco, peguei uma parte ainda molhada da pista e perdi a aderência. Ele conseguiu dar o troco. Depois disso, o pneu começou a se degradar e não consegui mais me aproximar”, relatou.
Frustração, mas com aprendizado
Mesmo terminando apenas na 16ª posição, Antonelli destacou que a corrida serviu como importante aprendizado, especialmente por conta das condições desafiadoras e do contexto tático.
“Apesar da frustração, foi uma corrida importante para meu desenvolvimento. As condições estavam longe do ideal. Ainda assim, consegui melhorar minha pilotagem em relação a Silverstone. Agora, preciso focar em evoluir na classificação”, finalizou.
Antonelli Mercedes, comentar formula 1, corrida F1, Estrategia F1, formula 1, gp da belgica, Kimi Antonelli, pneus slicks, silverstone, spa francorchamps, visibilidade
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.