Antonelli tem fase difícil e Mercedes enfrenta dilema na F1

quinta-feira, 31 de julho de 2025 às 15:42

Kimi Antonelli

Kimi Antonelli passa por uma fase difícil. O jovem piloto da Mercedes está com uma sequência de três corridas sem marcar pontos, perto do GP da Hungria. Aliás, esta é a mais longa sequência sem pontuar para um piloto da equipe desde o fim de 2012, quando Nico Rosberg e Michael Schumacher corriam pela equipe. Para piorar a situação, o pódio de Antonelli no GP do Canadá é seu único resultado positivo nos últimos sete eventos.

Por isso, algumas pessoas sugerem que a Mercedes empreste Antonelli para outra equipe. Eles argumentam que o piloto não está pronto para as exigências de um líder. Além disso, ele se beneficiaria de um ou dois anos no meio do grid.

O “não” da Williams para Antonelli

A maneira mais fácil para a Mercedes encontrar uma vaga para Antonelli, em teoria, seria aproveitar sua posição como fornecedora de motores. Atualmente, a equipe tem acordos com McLaren, Williams e Aston Martin, embora a Alpine substitua a Aston Martin no próximo ano.

A Williams já teve George Russell por três temporadas antes dele se mudar para os Prateados. A equipe é comandada por James Vowles, um ex-estrategista da Mercedes, ou seja, as relações são próximas.

No entanto, de acordo com a FOX Sports Austrália, a Williams “deixou claro” que não se considera mais uma “equipe pequena” que “aceitaria esse tipo de acordo”. Ao contrário, a equipe pretende se desenvolver em torno de Carlos Sainz e Alex Albon.

Quanto à Alpine, a equipe não quer escalar outro novato ao lado de Pierre Gasly. Adicionalmente, seria um “tanto embaraçoso” “treinar” um piloto para uma equipe concorrente, já que eles representam a marca Renault.

A Mercedes se arrepende da escolha?

Martin Brundle diz que a Mercedes deveria ter emprestado Antonelli para 2025. Em vez disso, a equipe o colocou direto no assento principal. Aos 18 anos, ele é o terceiro piloto mais jovem da história do esporte.

Quero Autoracing VIP
Indo mais longe, Guenther Steiner avalia que era cedo demais para Antonelli sequer estar no grid da F1. É importante lembrar que o jovem conquistou a pole na Sprint de Miami, um sinal de seu enorme talento.

Antonelli foi o substituto de Lewis Hamilton, que anunciou sua ida para a Ferrari em fevereiro do ano passado. A parceria de Hamilton com a Mercedes foi histórica, e a mais bem-sucedida da história da F1.

Talvez a Mercedes se arrependa, em especial, de não ter contratado um piloto experiente como Sainz na época, optando por promover Antonelli. Sem interessados e com o mercado de pilotos cada vez mais escasso, talvez a equipe deva tirar o melhor proveito da situação de agora em diante.

Atualização: Kimi Antonelli disse que conversou com Hamilton.

“Lewis é um ser humano realmente incrível. Ele sempre me apoiou muito.”

“Em Spa, conversamos e eu fui muito aberto com ele, falando sobre minha situação e como eu estava me sentindo, especialmente neste período difícil, e ele estava lá, me deu alguns conselhos para tentar superar esses momentos difíceis. Foi muito útil. Fiquei muito grata e realmente aprecio isso da parte dele.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.