Antonelli admite erro após colisão com Leclerc no GP da Holanda

domingo, 31 de agosto de 2025 às 14:35

Charles Leclerc e Kimi Antonelli

Andrea Kimi Antonelli reconheceu que precisará “pensar duas vezes” antes de repetir a manobra que causou a colisão com Charles Leclerc no GP da Holanda de Fórmula 1.

O monegasco abandonou na volta 53, quando sua Ferrari bateu na barreira da curva 3. Naquele momento, Antonelli tentava uma ultrapassagem arriscada por dentro e acabou tocando no rival.

Estratégia de pneus acirra disputa

A sequência começou na volta 52. A Mercedes chamou Antonelli aos boxes para colocar pneus macios, já que ele não conseguia superar Leclerc usando compostos duros.

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Logo em seguida, a Ferrari reagiu e também trocou os pneus de seu piloto, que retornou em sétimo, exatamente à frente do italiano. No entanto, a disputa durou pouco, pois no mesmo giro aconteceu o incidente.

Antonelli reconhece exagero

Antonelli explicou que não acreditava totalmente no sucesso da manobra, mas destacou que o traçado travado de Zandvoort o forçou a tentar o ataque mais cedo.

“É tão difícil ultrapassar aqui que decidi arriscar. Porém, ficar muitas voltas no ar sujo destrói os pneus e prejudica o ritmo. Então, fui para cima, mas exagerei”.

Por causa disso, os comissários aplicaram uma punição de 10 segundos. Embora tenha pedido desculpas a Leclerc, o estreante deixou claro que, da próxima vez, só vai arriscar se estiver 100% confiante na manobra.

Fim de semana cheio de incidentes

Além da colisão, Antonelli concluiu a prova fora da zona de pontos. Considerou uma pena, já que vinha em ritmo competitivo.

Entretanto, os problemas não pararam por aí. O italiano ainda recebeu cinco segundos de punição por excesso de velocidade no pitlane. Assim, fechou um fim de semana repleto de erros, iniciado com uma escapada no TL1 e a eliminação no Q2.

O piloto, que substituiu Lewis Hamilton na Mercedes, admitiu a falha.

“Preciso me assegurar de que isso não aconteça de novo. Acho que foi no primeiro pit stop. Além disso, o safety car no final foi azar, porque eu já tinha quase 10 segundos de vantagem. Sem isso, dava para chegar em sexto ou sétimo”.

 

LS - www.autoracing.com.br

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