Antonelli coloca Mercedes no topo geral do Bahrain
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026 às 15:30Andrea Kimi Antonelli baixa o melhor tempo da pré-temporada
A Mercedes voltou ao topo da tabela geral no Bahrain. No quinto dia de testes, Kimi Antonelli marcou 1min32s803 e estabeleceu a melhor volta absoluta da pré-temporada até aqui.
Com isso, o jovem italiano superou a referência que seu companheiro de equipe, George Russell, havia registrado no dia anterior.
Além disso, o dia marcou a primeira utilização completa da gama de compostos da Pirelli, incluindo o C5 — solicitado por apenas quatro equipes.
Quatro pilotos também superam a antiga referência
Embora Antonelli tenha fechado o dia no topo, outros quatro pilotos também giraram abaixo da antiga melhor marca da semana.
Oscar Piastri, da McLaren, registrou 1min32s861. Já Max Verstappen, da Red Bull Racing, anotou 1min33s162.
Na sequência vieram Lewis Hamilton, pela Ferrari, com 1min33s408, e Lando Norris, também da McLaren, com 1min33s453.
Vale destacar que Norris foi o único do grupo a registrar seu tempo com o C4. Os demais utilizaram o C3.

C5 estreia, mas C3 segue dominante
Na última hora da sessão, Alpine F1 Team, Cadillac Formula 1 Team e Williams Racing testaram o C5.
Franco Colapinto extraiu o melhor tempo com o composto mais macio: 1min33s818.
Além disso, Piastri também liderou com o C1 (1min36s576) e com o C2 (1min33s624), mostrando consistência em diferentes faixas de desempenho.
Ainda assim, o C3 manteve o protagonismo. Das 1.311 voltas do dia — em uma pista que atingiu 45°C — o composto médio respondeu por 729 voltas (55%). Depois vieram, em ordem, C2, C1, C4 e, por fim, o C5, que somou apenas 12 voltas.
Foco em eficiência e leitura de delta entre compostos
Agora, os programas das equipes começam a se alinhar ao que se espera para a temporada. Os times avaliam pacotes aerodinâmicos, ajustes de setup e eficiência geral do carro.
Além disso, algumas equipes já trabalham na identificação do delta real entre compostos. Para isso, executam sequências consecutivas de voltas rápidas, reduzindo a dureza do pneu a cada saída.
Entre os stints mais longos, destacaram-se 23 voltas da Audi com o C1 e a mesma distância percorrida pela Red Bull com o C2. Pela manhã, Alexander Albon estendeu um jogo de C4 por 17 voltas, mesmo após já ter acumulado seis voltas anteriormente — um dado relevante para entender o potencial estratégico do composto.
Seis ausências no dia
Seis pilotos não participaram da sessão: Isack Hadjar, Pierre Gasly, Charles Leclerc, Lance Stroll, Arvid Lindblad e Carlos Sainz Jr..
Com os tempos cada vez mais baixos e os programas mais refinados, o Bahrain começa a revelar sinais mais claros da hierarquia real para o início da temporada.
analise tecnica f1, comentar formula 1, compostos c1 c2 c3 c4 c5, desempenho f1 2026, f1, george russell, Kimi Antonelli, mercedes f1, noticias f1, pneus pirelli f1, stints longos f1, tempos pré-temporada f1, teste f1 bahrain
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.
