Antes da prova os brasileiros

sexta-feira, 27 de abril de 2012 às 22:41
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Circuito do Anhembi em 2011

Conteúdo patrocinado por: selopatrocinio

Com as agendas lotadas nesses dias que antecedem a prova paulistana da Indy, os pilotos brasileiros só vão poder perceber as melhorias na pista no Anhembi quando já estiverem acelerando seus carros no sábado pela manhã. Finalmente estarão fazendo o que realmente gostam de fazer.

Desde que pisaram na cidade não pararam com os compromissos com a mídia e mal passaram nas equipes para as reuniões técnicas obrigatórias. Para os pilotos brasileiros, correr em casa é na verdade pouco favorável tecnicamente. Vale mesmo o carinho da torcida pra recuperar na emoção o que vai faltar de trabalho em detalhes da preparação.

A pista do Anhembi recebeu várias melhorias principalmente na drenagem em seis pontos críticos onde a água empoçou no ano passado e ajudou a mover a prova para a segunda feira, dois de maio de 2011. Aprendida a lição, a prefeitura de São Paulo ajustou tudo o que nas duas primeiras edições da prova recebeu alguma crítica. “Nenhuma pista de rua que recebe a categoria ajusta e melhora tanto suas condições quanto aqui”, palavra de Tony Kanaan.

Na oportunidade de ver os carros na pista neste sábado e domingo vamos perceber o quanto esse carro Dallara projetado no final de 2010 e trabalhado desde meados do ano passado evolui em velocidade e equilíbrio. Uma evolução que projeta mais de 355 km/h de velocidade máxima ao final da longa reta da marginal…e a pancada no freio de carbono pra reduzir a velocidade pra contornar a curva de entrada no sambódromo em primeira marcha.

No papel a distribuição de peso do DW12 seria de 50/50 no eixo dianteiro e traseiro. Mas os motores ficaram um pouco mais pesados e a traseira do carro pesa mais…isso torna o carro muito “dianteiro” nas curvas, arrasta as rodas e demora um pouco mais pra atender o comando do piloto. Adicione a isso o funcionamento do turbo que tende a se acionado com um pouco mais de força em determinados giros e ainda a direção pesada, sem assistência hidráulica ou elétrica, e você terá o panorama do trabalho necessário.

Pra quem já estava acostumado ao velho Dallara que a categoria usava até o ano passado, tudo bem. Mas para Bia Figueiredo e Rubens Barrichello a curva de aprendizado é bem complicada. Eles terão duas horas de treinos livres pra se virar com o brinquedo que suas equipes vão preparar até a hora da qualificação. É pouco tempo.

Mesmo os veteranos e mais costumados Tony Kanaan e Helio Castroneves a tarefa não é das mais fáceis. È que deles se espera algo mais , se espera vitória e por isso eles não podem se permitir erros nas duas horas de apronto. Hélio é o vice líder do campeonato e está na melhor equipe da categoria ao lado do mais rápido piloto, vencedor das duas corridas paulistanas já realizadas, o australiano Will Power. Os quatro brasileiros querem ganhar a prova em casa, mas acredito que o Helio é o maior candidato a vitória…condição que traz pra ele uma pressão extra, mas acho que ele já está bem grandinho pra encarar essa atmosfera…com ou sem chuva.

Celso Miranda

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AS – www.autoracing.com.br

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