Andrew Shovlin: Fizemos centenas de milhares de simulações para Interlagos

terça-feira, 16 de novembro de 2021 às 13:41

Toto Wolff, Andrew Shovlin e James Allison

Assim como o Autoracing já havia publicado nos vídeos deste final de semana, o diretor de engenharia de pista da Mercedes, Andrew Shovlin, confirmou que a surpreendente vitória de Lewis Hamilton no GP de São Paulo veio depois que a equipe de F1 realizou “centenas de milhares” de simulações.

Ganhar 25 pontos em Interlagos parecia improvável antes da corrida de sábado, depois que Hamilton foi desclassificado da classificação – na qual ele havia estabelecido o tempo mais rápido – por uma infração de um dos lados do DRS.

Isso resultou em Hamilton alinhar-se em último ligar para a corrida curta de classificação no sábado, apenas para ultrapassar 15 carros em 24 voltas e depois ter que pagar mais uma punição de cinco posições no grid – largando em P10 no domingo – por uma troça de motor de combustão interna, que foi aplicada para o GP.

Apesar de largar em P10, Hamilton subiu para o terceiro na quinta volta e venceu de forma dominante após uma batalha impressionante com o rival Max Verstappen.

Questionado sobre se a equipe estava confiante de que a vitória da corrida estava prevista, Shovlin respondeu: “Fizemos muitas simulações …”

Interrompido ao ser questionado sobre quantas simulações foram realizadas, ele acrescentou: “Está na casa das centenas de milhares ou mais.”

“Quero dizer, antes disso, não estávamos particularmente satisfeitos com a decisão sobre a asa traseira, mas tínhamos uma pergunta: ‘Vamos lutar contra isso? Vamos tentar apelar? Vamos correr sob protesto?’”

“Mas ficou bastante evidente pelo desempenho que vimos na sexta-feira, onde nos classificamos, que tínhamos um bom carro e oportunidades para nos recuperarmos.”

“Foi uma conversa relativamente curta, não que tivéssemos muito tempo para fazer essa conversa, mas uma conversa relativamente curta em que decidimos continuar e tentar cumprir a punição e ver o que poderíamos fazer para minimizar o impacto daquilo. ”

Esperanças de vitória cresceram pelo desempenho na corrida curta de classificação de Hamilton

O desempenho de Hamilton no sprint foi destacado pelo fato de que praticamente todas as posições foram ganhas com ultrapassagens e não devido a qualquer infortúnio para qualquer um de seus adversários.

Saudando a tocada de Hamilton, Shovlin acrescentou: “Provavelmente o que realmente definiu nossas esperanças de ter pelo menos um pódio e até uma possível vitória foi apenas o desempenho dele na corrida curta porque ali vimos que Lewis conseguia atacar praticamente qualquer um na pista.”

“Vimos que tínhamos uma boa vantagem de ritmo, mas como disse, podíamos ficar atrás de um carro, fazer uma boa curva 12 (Junção), porque tínhamos uma boa tração e esses são os ingredientes de que você precisa para ultrapassar aqui em Interlagos.”

“A única incógnita era se aquele ritmo forte na corrida curta em condições climáticas frias – em torno de uma pista de 30 graus – seria levado para uma pista de 50 graus no domingo.”

“Estávamos esperançosos, mas você nunca sabe se será o caso, então foi encorajador quando vimos que éramos fortes no dia da corrida.”

AS - www.autoracing.com.br

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