Andretti não comprará a Sauber/Alfa Romeo

quarta-feira, 27 de outubro de 2021 às 9:50

Alfa Romeo

Michael Andretti não comprará a equipe Alfa Romeo de Fórmula 1, de acordo com um relato do The Race.

A Andretti Autosport estava interessada em entrar na F1 e visando uma compra da companhia proprietária da Sauber. A organização americana tinha a chance de comprar 80% das ações da Islero Investments.

Um acordo parecia possível porque o proprietário da Sauber, o bilionário sueco Finn Rausing, teria pedido um valor que a Andretti estava disposta a pagar.

Entretanto, o lado da Andretti acreditava que as negociações estavam mais avançadas do que a Sauber, e as primeiras indicações de um acordo potencialmente fechado surgiram nos Estados Unidos.

Isso inclusive levou alguns no paddock da F1 a sugerir que não era apenas uma formalidade, mas que o negócio havia sido concluído com sucesso.

Porém, as chances não eram tão grandes quanto se pensava anteriormente. Parece que, quando as negociações atingiram um estágio mais importante, a Andretti não aceitou pagar o verdadeiro preço da Sauber.

A Auto Motor und Sport relatou que Rausing queria uma taxa pela equipe que a Andretti parecia disposta a pagar, mas também uma garantia de $50 milhões anuais por cinco anos – paga com antecedência.

Isso garantiria dinheiro para a Sauber operar no teto orçamentário caso houvesse algum problema de patrocínio.

O contrato comercial renovado com a Alfa Romeo e um novo financiamento deveriam aumentar o orçamento da equipe em 2022, portanto essa garantia efetivamente protegeria a Sauber de quaisquer riscos.

Aparentemente, isso elevou o preço da equipe a um patamar que a Andretti não está disposta a pagar, e múltiplas fontes agora indicaram que não haverá um acordo.

Rausing é um homem privado que provavelmente não gostou dos rumores que acompanharam o interesse da Andretti. Contudo, a Sauber nunca negou que as negociações estavam em andamento.

No último fim de semana, Frederic Vasseur, chefe da Alfa, foi questionado sobre o acordo com a Andretti e respondeu: “Eu não tenho absolutamente nenhum comentário a fazer. Não é da minha conta”.

“Eu não estou envolvido nesse tipo de discussão, e nós não temos absolutamente nenhum comentário, como no passado. Estou focado em comandar a equipe. Não é da minha conta de modo algum”.

Ainda não está claro o que isso significa para a dupla de pilotos da Alfa Romeo em 2022, mas Guanyu Zhou, da Fórmula 2, vinha sendo considerado o favorito há algum tempo.

Colton Herta, piloto da Andretti na Indy, nunca pareceu uma opção realista para a próxima temporada porque não possui a superlicença.

No entanto, Vasseur indicou na semana passada que a incerteza sobre quem seria o proprietário da equipe pode ter contribuído para o atraso para a definição do companheiro de Valtteri Bottas.

“Com certeza, a propriedade poderia estar ligada a algumas escolhas e é uma decisão crucial para a equipe”, admitiu Vasseur. “É impossível imaginar ser proprietário de uma companhia e não fazer parte das discussões. Mas, novamente, eu não tenho nenhum comentário sobre isso”.

Com a equipe não mudando de mãos, Vasseur deve ficar livre para confirmar uma dupla definida pela Sauber – o que provavelmente significa Bottas e Zhou, com o chinês potencialmente assinando um contrato de apenas um ano.

Oscar Piastri, líder do campeonato da F2, tem poucas chances de tirar a vaga de Zhou porque não possui o mesmo patrocínio. Antonio Giovinazzi, atual piloto da Alfa, não deverá manter seu lugar.

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.