Andretti e Cadillac (GM) se unem para a Fórmula 1

quinta-feira, 5 de janeiro de 2023 às 14:00

Andretti Cadillac F1

A Andretti Global uniu forças com a marca Cadillac, que é da fabricante americana General Motors enquanto continua pressionando para entrar na F1.

O anúncio ocorre na mesma semana em que o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, iniciou um processo de ‘Expressões de Interesse’ para buscar inscrições em potencial para o campeonato da Formula 1.

A Andretti Global revelou no ano passado que estava pressionando para ingressar no grid a partir de 2024, liderada por Michael Andretti, enquanto o pai Mario foi direto ao revelar os planos para a marca.

Equipe 100% americana

A equipe já inaugurou uma nova sede em Indianápolis, o que a tornaria a primeira equipe totalmente americana no esporte, já que a Haas opera em Banbury e Maranello.

Mas os planos foram acelerados com o anúncio de uma parceria com a Cadillac, que já está envolvida em sua própria busca pela superioridade no automobilismo nas categorias de topo do Campeonato Mundial de Endurance e IMSA.

Solicitado a fornecer um cronograma para sua entrada na F1, Andretti disse: “Ainda não sabemos exatamente como isso será feito.”

“A expressão de interesse, quanto tempo isso leva e onde estamos no momento, mas estaremos na rota assim que fizer sentido estar no caminho certo.”

No que diz respeito à Cadillac fornecer a unidade de potência (UP) para a equipe não está planejado para ser imediatamente, uma vez que a data já passou para as inscrições para a temporada de 2026 e Michael Andretti já tem uma parceria acertada para usar as UPs Renault nos primeiros anos.

Mark L Reuss, presidente da GM, explicou: “Temos um acordo assinado com um fornecedor de unidade de potência, para começar.”

“E então, à medida que avançamos, traremos muito de nossa experiência para criar coisas para o futuro também.”

“Em apenas algumas semanas, a Cadillac começará a jornada de volta a Le Mans correndo na Rolex 24 em Daytona.”

“E ao competir na IMSA, WEC e F1, a Cadillac terá a plataforma para mostrar sua inovação e tecnologia enfrentando as melhores marcas internacionais de luxo”.

Refletindo sobre o relacionamento da GM com a Honda e o potencial de compartilhar tecnologia antes que a Cadillac produza sua própria UP, Reuss acrescentou: “Na parte EV, temos uma grande parceria com a Honda.”

“Mas também competimos contra a Honda em categorias como a IndyCar, então temos esse respeito natural e relacionamento que não é problemático de forma alguma.”

“Acho que falaremos sobre a parte da UP em uma data posterior.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.