Andretti deveria comprar a Haas e resolver uma importante disputa política na F1?

domingo, 14 de janeiro de 2024 às 10:50

Haas

Agora que a Haas provavelmente perdeu uma de suas principais faces públicas após optar por não renovar o contrato do seu chefe, Guenther Steiner, a equipe deveria considerar outras opções para seu futuro na Fórmula 1?

O proprietário da equipe, Gene Haas, decidiu promover o diretor de engenharia técnica, Ayao Komatsu, para o cargo, enquanto eles buscam melhorar sua performance.

Os indivíduos dentro de uma equipe de F1 têm o poder de causar um enorme impacto no desempenho, como foi o caso de Andrea Stella, da McLaren, a quem o CEO Zak Brown creditou pela reviravolta no meio da temporada 2023.

Komatsu, uma figura relativamente anônima, exceto por algumas mensagens de rádio da equipe quando era engenheiro de corrida de Romain Grosjean, acredita que eles podem realizar um trabalho semelhante e transformar a equipe “B” da Ferrari em uma concorrente genuína.

A separação entre Steiner e Haas foi, sem dúvida, complicada, até porque ele foi informado de que seu contrato não seria renovado na semana entre o Natal e o Ano Novo. Mas a realidade para a única equipe de F1 dos EUA no grid é que eles estão mais longe do que nunca de alcançar pódios e representar uma ameaça credível à ordem estabelecida.

Talvez seja aqui que Michael Andretti e os alegres homens da GM/Cadillac possam entrar em jogo, enquanto a F1 e a FIA tentam resolver o problema político de deixar uma 11ª equipe no grid.

As tensões entre as equipes existentes e o corpo diretivo têm sido elevadas nos últimos 12 meses, em grande parte porque elas correm o risco de perder uma quantidade considerável de dinheiro do prêmio existente através de uma expansão do grid.

A Andretti já tentou comprar a Sauber quando analisou opções para ingressar no grid, e com a Haas já tendo operações na Carolina do Norte, esta pode ser a próxima fase para a entrada da América na F1.

A família Andretti é indiscutivelmente menos “anônima” do que a Haas, cujo nome luta para permancer com competividade no mesmo ambiente que Frank Williams, Peter Sauber, Bruce McLaren ou Jack Brabham já frequentaram.

Isso resolveria o problema da 11ª equipe da F1, mas seria às custas de uma expansão muito necessária para um grid de 22 carros. Seja qual for o resultado, você poderia ver a Haas vendendo para a Andretti?

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.