Andretti Cadillac enfrenta tremenda resistência das equipes de Fórmula 1

terça-feira, 3 de outubro de 2023 às 13:20

Andretti-Cadillac

As equipes existentes podem perder USD 11 milhões por ano em prêmios em dinheiro se a Andretti tiver sucesso em sua tentativa de entrar na F1. Isso se a audiência parar de cair.

Foi o que ex-piloto de F1 e analista da Sky Karun Chandhok,  revelou de informações que recebeu de um chefe de equipe anônimo.

Reagindo à notícia de que Andretti recebeu luz verde da FIA para ingressar no grid e se tornar a 11ª equipe da F1, Chandhok escreveu no X (antigo Twitter): “Gostaria de vê-los no grid! Mais carros e jovens pilotos são bons para a F1.”

Mais USD 400 milhões?

“Um chefe de equipe disse que as equipes existentes perderiam USD 11 milhões por ano se ‘cortassem o bolo em 11 fatias’. Se a Andretti estiver disposta a investir USD 600 milhões para compensar as equipes, isso as cobrirá por 5 anos.”

Mas é muitíssimo improvável que a Andretti aceite investir mais USD 400 milhões para compensar as equipes. Ela já aceitou investir USD 200 milhões, que é o que o atual Pacto de Concórdia determina.

Nunca antes uma equipe aprovada pela FIA deixou de entrar na F1. As equipes não tinham o poder veto como têm hoje e pretendem usá-lo, caso a “sugestão” da Andretti pagar USD 600 milhões não ocorra. Michael e Mario Andretti sempre enfrentaram um ambiente muito hostil ao tentarem falar com as equipes do atual grid.

Existe uma grande chance deste processo se arrastar por muitos meses e a Andretti Cadillac entrar na justiça – uma vez que foi aprovada pela FIA – para garantir seu “direito” de alinhar seus carros no grid da F1.

Questão financeira

O prêmio da F1 é distribuído entre as 10 equipes concorrentes de acordo com os termos do atual Pacto de Concórdia.

Mais dinheiro é distribuído às equipes que terminam em primeiro lugar no campeonato de construtores, com as que estão na última posição recebendo uma fatia menor do bolo.

A entrada de uma 11ª equipe significaria que o prêmio teria que ser dividido ainda mais, resultando em menos dinheiro para distribuir.

Esse é o principal obstáculo que ainda existe no caminho de Andretti. As equipes estão vendo a audiência cair bastante este ano e não acreditam que a entrada da Andretti vá recuperá-la e ainda agregar um valor maior que compense a queda atual

As esperanças da equipe americana de ingressar no grid agora estão na F1, que entrou em processo de análise de sua inscrição.

A avaliação da F1 sobre conceder ou não entrada à Andretti será determinada pelos termos comerciais.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.