Andre Lotterer faz história com a primeira pole de um híbrido em Le Mans

sexta-feira, 15 de junho de 2012 às 2:55
Andre Lotterer -Audi Sport Team Joest R18 e-tron
Andre Lotterer – Audi Sport Team Joest R18 e-tron

O vencedor das 24 horas de Le Mans do ano passado, Andre Lotterer, fez história na noite desta quinta-feira quando garantiu a primeira pole position de um carro híbrido na 80ª edição da corrida em La Sarthe. O alemão do carro #1 da Audi marcou o espetacular tempo de 3m23.787s no início da sessão final de classificação.

O desafio da Toyota em obter a pole em seu retorno a Le Mans fracassou. Anthony Davidson, no entanto, estabeleceu um impressionante terceiro melhor tempo na geral.

Lotterer marcou seu tempo no início da sessão de duas horas com a tarde caindo, ao bater o Audi #3 R18 de Romain Dumas, Loic Duval e Marc Gene. “Não foi uma volta perfeita”, disse Lotterer depois. “Eu não fiz todos os setores perfeitos nessa volta, mas acho que ainda podemos ficar felizes.”

A emoção final pela pole veio quando Davidson trouxe o Toyota #8 para os boxes a 15 minutos do fim e colocou um jogo novo de pneus slicks. Foi à pista e conseguiu 3m24.842s, bom o suficiente para colocar o carro em terceiro no grid, atrás do Audi nº 3, cujo melhor tempo havia sido feito por Dumas, durante a primeira sessão de quinta-feira.

Davidson tentou uma segunda volta, mas encontrou Tom Kristensen no Audi #2 R18 através das chicanes em direção aos boxes. Mas mesmo sem esse atraso, seria improvável que ele conquistasse a pole.

Kristensen pegou o carro das mãos de Allan McNish para tentar a pole no final da sessão, mas foi perto do início da mesma que ele marcou o tempo que garantiu o carro #2 em quarto no grid.

Kazuki Nakajima conseguiu uma boa volta no final com o Toyota #7, empurrando o Audi #4 conduzido pelos novatos em Le Mans, Marco Bonanomi e Jarvis Oliver, de volta para o sexto lugar.

O tempo de Danny Watts antes do intervalo foi suficiente para dar a Strakka Racing a sétima posição no grid, a melhor dos carros não-híbridos e à frente dos dois Rebellion Lolas.

“Eu realmente gostei da minha volta rápida”, disse Watts. “Andei completamente no limite, focado e concentrado. Foi uma daquelas voltas difíceis de repetir.”

O Pescarolo Dome completou o top 10, mas também terminou sua noite nas barreiras na saída das curvas Porsche ao bater com um Zytek, incidente que inclusive gerou uma bandeira vermelha rápida.

John Martin deu a ADR-Delta a pole na batalha da LMP2, ficando à frente de Olivier Pla com um Morgan-Judd. O Nissan #26 Signatech largará em terceiro na classe. O Zytek de Martin Brundle largará em 11º na classe e 24º na geral.

Frederic Makowiecki assegurou a pole para a Luxury Racing Ferrari na classe GTE Pro. O Aston Martin de fábrica conseguiu um segundo lugar impressionante, graças à pilotagem de Darren Turner antes do intervalo, enquanto o tempo de Oliver Gavin de ontem foi bom o suficiente para garantir a terceira posição da classe para o Corvette.

A AF Corse realizou um milagre com a Ferrari F458 #51, que havia sido destruída e exigiu um novo chassi após a batida de Giancarlo Fisichella nas curvas Porsche na quarta-feira. O carro ficou pronto quando faltavam 30 minutos para o final, o que permitiu que Toni Vilander o classificasse em 49º na geral e último dos GTE Pro.

O Porsche #79 da Flying Lizard pilotado por Darren Law, Neiman Seth e Spencer Pumpelly conquistou a pole position na classe GTE Am.

O Delta Wing da Nissan, pilotado por Franchitti / Krumm / Motoyama vai largar na 29ª posição na geral, à frente de 4 carros da LMP2.

Veja o grid completo:

Pos Classe Pilotos Equipe / Carro Tempo
1. P1 Fassler/Lotterer/Treluyer Audi e-tron 3m23.787s
2. P1 Dumas/Duval/Gene Audi Ultra 3m24.078s
3. P1 Davidson/Buemi/Sarrazin Toyota 3m24.842s
4. P1 Capello/Kristensen/McNish Audi e-tron 3m25.433s
5. P1 Wurz/Lapierre/Nakajima Toyota 3m25.488s
6. P1 Bonanomi/Jarvis/Rockenfeller Audi Ultra 3m26.420s
7. P1 Leventis/Watts/Kane Strakka HPD 3m29.622s
8. P1 Prost/Jani/Heidfeld Rebellion Lola-Toyota 3m29.837s
9. P1 Belicchi/Primat/Bleekemolen Rebellion Lola-Toyota 3m31.866s
10. P1 Ara/Minassian/Bourdais Pescarolo Dome-Judd 3m33.066s
11. P1 Brabham/Chandhok/Dumbreck JRM HPD 3m35.421s
12. P1 Montagny/Baguette/Kraihamer OAK Pescarolo-Judd 3m35.584s
13. P1 Collard/Boullion/Hall Pescarolo-Judd 3m37.485s
14. P2 Martin/Charouz/Graves ADR ORECA-Nissan 3m38.181s
15. P2 Nicolet/Lahaye/Pla OAK Morgan-Judd 3m38.598s
16. P2 Panciatici/Ragues/Rusinov Signatech ORECA-Nissan 3m39.152s
17. P2 Beche/Thiriet/Tinseau TDS ORECA-Nissan 3m39.252s
18. P2 Perez-Companc/Ayari/Kaffer Pecom ORECA-Nissan 3m39.711s
19. P2 Firth/Hughes/Hartley Murphy ORECA-Nissan 3m39.877s
20. P2 Heinemeier Hansson/Leinders/Martin OAK Morgan-Nissan 3m39.899s
21. P2 Sims/Buurman/Iannetta Status Lola-Judd 3m40.280s
22. P2 Potolicchio/Dalziel/Kimber-Smith Starworks HPD-Honda 3m40.471s
23. P2 Briere/Petersen/Nakano Boutsen ORECA-Nissan 3m40.727s
24. P2 Ordonez/Brundle/Brundle Greaves Zytek-Nissan 3m40.738s
25. P2 Dolan/Hancock/Kurosawa Jota Zytek-Nissan 3m41.287s
26. P2 Mailleux/Lombard/Tresson Signatech ORECA-Nissan 3m41.982s
27. P2 Tucker/Bouchut/Diaz Level 5 HPD-Honda 3m42.224s
28. P2 Zugel/Gonzalez/Julian Greaves Zytek-Nissan 3m42.292s
29. CDNT Franchitti/Krumm/Motoyama Highcroft Delta Wing Nissan 3m42.612s
30. P2 Frey/Hirschi/Meichtry Race Performance ORECA-Judd 3m43.619s
31. P2 Holzer/Schultis/Moro Kodewa Lola-Lotus 3m45.664s
32. P2 Giroix/Johansson/Badey Gulf Lola-Nissan 3m47.244s
33. P2 Haezebrouck/Thirion/Rosier Extreme Limite Norma-Judd 3m48.025s
34. GTE P Makowiecki/Melo/Farnbacher Luxury Ferrari 3m55.393s
35. GTE P Fernandez/Mucke/Turner Aston Martin 3m55.870s
36. GTE P Gavin/Milner/Westbrook Corvette 3m55.910s
37. GTE P Bertolini/Beretta/Cioci AF Corse Ferrari 3m56.484s
38. GTE P Taylor/Garcia/Magnussen Corvette 3m57.181s
39. GTE A Neiman/Pilet/Pumpelly Flying Lizard Porsche 3m57.594s
40. GTE P Lieb/Lietz/Henzler Felbermayr-Proton Porsche 3m57.606s
41. GTE P Alfaisal/Curtis/Edwards IMSA Porsche 3m58.035s
42. GTE P Bergmeister/Long/Holzer Flying Lizard Porsche 3m58.717s
43. GTE A Simonsen/Nygaard/Poulsen Aston Martin 3m58.725s
44. GTE A Ehret/Montecalvo/Jeannette Luxury Ferrari 3m58.800s
45. P2 Rostan/Ihara/Deletraz Gulf Lola-Nissan 3m58.895s
46. GTE A Ried/Roda/Ruberti Felbermayr-Proton Porsche 3m59.181s
47. GTE A Bornhauser/Canal/Lamy Larbre Corvette 3m59.192s
48. GTE P Walker/Cocker/Wills JMW Ferrari 3m59.638s
49. GTE P Fisichella/Bruni/Vilander AF Corse Ferrari 4m00.025s
50. GTE A Perazzini/Cadei/Griffin AF Corse Ferrari 4m00.288s
51. GTE A Armindo/Narac/Pons IMSA Porsche 4m00.332s
52. GTE A Kauffman/Aguas/Vickers AF-Waltrip Ferrari 4m00.691s
53. GTE A Krohn/Jonsson/Rugolo Krohn Ferrari 4m02.323s
54. GTE A Rodrigues/Ferte/Illiano JMB Ferrari 4m02.461s
55. GTE A Bourret/Gibon/Belloc Larbre Corvette 4m02.969s
56. GTE A Camathias/Daniels/Palttala JWA Porsche 4m03.661s

AS – www.autoracing.net.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.