Análise técnica dos carros de Fórmula 1 de 2022

sábado, 26 de novembro de 2022 às 21:08

Fórmula 1 2022

Por: Adauto Silva

O que você vai ler abaixo é uma análise técnica resumida dos carros das equipes de Fórmula 1 da temporada de 2022, a primeira com efeito solo e 10% de combustível sustentável misturado na gasolina derivada de petróleo.

Tal análise foi baseada na interpretação de 46 telemetrias confiáveis, conhecimento prévio adquirido e algumas dicas do Dude e do Mate, amigos que trabalham nas equipes Mercedes e Red Bull respectivamente.

A ordem da análise é a mesma da de chegada no campeonato de construtores

Red Bull RB18

A UP Honda / Red Bull de 2022 foi a melhor disparada de todas que a equipe já usou na era híbrida. Além disso foi ajudada por uma eficiência aerodinâmica sem igual. O carro podia ir carregado de asa e mesmo assim ser o mais rápido de reta quase sempre. Com o melhor conjunto assoalho / suspensão, foi o carro que melhor usou os pneus sendo muito fácil coloca-los na janela certa. Enfim, um carro sem pontos fracos nesse primeiro ano de efeito-solo.

Melhorar em 2023: Às vezes o acerto não conseguiu deixar a frente tão pregada quanto seu principal piloto, Max Verstappen, prefere e o guia extremamente rápido.

Ferrari F1-75

Carro com grande potencial técnico, o melhor carro dos Vermelhos desde 2004. Muito downforce, mas muito sensível a deterioração mecânica dos pneus. A temporada foi extremamente prejudicada pelas falhas de uma UP configurada para andar muito no limite, erros estratégicos da equipe, erros dos pilotos e diretiva técnica 39.

Melhorar em 2023: A UP precisa melhorar para que o carro possa ter mais reta sem quebrar e os erros estratégicos bizarros precisam melhorar muito. A operação de corrida também precisa melhorar.

Mercedes W13

O pior carro dos Prateados desde 2012 mesmo tendo conseguido uma pole e duas vitórias (corrida curta e GP no Brasil). Muito difícil da equipe e pilotos entendê-lo, muitos quiques durante a maior parte da temporada e o maior arrasto de todos os carros do grid. Sua única qualidade de destaque foi o ótimo uso dos pneus em corrida, mas péssimo em classificação pela demora necessária para coloca-los na janela certa de funcionamento.

Melhorar em 2023: UP precisa de mais 10-15 hp, o arrasto deve ser diminuído em pelo menos 15% e o conjunto suspensão / assoalho gerar calor nos pneus mais rápido.

Alpine A522

O carro tem uma boa base para desenvolvimento, mais downforce do que arrasto, cuida bem dos pneus, tem bom downforce em curvas de alta e média, mas a UP tem péssima confiabilidade e a aderência mecânica não é das melhores, o que prejudica em curvas de baixa.

Melhorar em 2023: Confiabilidade da UP e aderência mecânica em curvas de baixa

McLaren MCL36

O carro tem bom downforce geral, mas com arrasto um pouco alto e cuida razoavelmente bem dos pneus. Também precisa que a UP possa gerar mais potência.

Melhorar em 2023: Diminuir o arrasto para melhorar a eficiência aero, UP um pouco mais forte e entradas de curva mais previsíveis.

Alfa Romeo C42

O carro começou muito bem especialmente em ritmo de corrida. Único a começar o ano no peso mínimo do regulamento de 798 kg, enquanto todos os outros estavam gordos, alguns obesos até 12 kg acima. Cuidava bem dos pneus e era especialmente rápido em pistas de baixa e média velocidade. A FIA tratou de acabar com a vantagem do peso e o carro foi mal atualizado durante o ano – com a queda livre começando em Silverstone -, além de muitos pequenos problemas (gremlins) o tempo todo.

Melhorar em 2023: Operação de corrida e tirar alguns pontos de arrasto sem comprometer o downforce. A UP mais confiável depende da Ferrari.

Aston Martin AMR22

Começou o ano muito ruim com muito arrasto e pouco downforce, além de pesado e muito dianteiro. Mas as atualizações no sidepod, assoalho e asa traseira melhoraram sua performance principalmente em pistas de alta.

Melhorar em 2023: UP, tendência muito dianteira (Alonso gosta) e precisa tirar mais pontos de arrasto sem comprometer o downforce.

Hass VF-22

O carro tem boa base, ótimo downforce, mas foi muito pouco desenvolvido. Pneus esquentam rápido, o que é bom para a classificação, mas precisa de cuidado extremo para não superaquecer em corridas.

Melhorar em 2023: Potência e confiabilidade da UP (depende da Ferrari), operação de corrida e desenvolvimento geral do pacote.

AlphaTauri AT03

Carro tem pouco arrasto, mas também pouco downforce, por isso é lento em todos os tipos de curva, até porque tem dificuldade em colocar os pneus na temperatura certa. A UP é excelente, mas o carro é muito lento em curvas.

Melhorar em 2023: Precisa de mais downforce geral, o que ajuda nas freadas, velocidade em curvas e até no aquecimento melhor dos pneus.

Williams FW44

O carro do grid com menos arrasto e downforce, além de baixa aderência mecânica. O carro só é bom de reta.

Melhorar em 2023: Muito mais downforce sem prejudicar muito o baixo arrasto e mais aderência mecânica.

Adauto Silva
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