Análise do Gráfico do GP da Coreia de Formula 1

segunda-feira, 15 de outubro de 2012 às 13:19
Gráfico GP da Coreia 2012

Gráfico GP da Coreia 2012

Este gráfico mostra a evolução dos tempos de volta de determinados pilotos tomando se por referência um piloto imaginário que tivesse efetuado voltas constantes e iguais ao tempo médio de volta do vencedor do GP. A linha desse piloto imaginário é representada pelo eixo horizontal (linha amarela).  

Sendo assim, a variação na vertical corresponde à diferença de tempo no final de cada uma das voltas para esse piloto imaginário. Isso permite visualizar o ritmo de cada piloto e também as diferenças reais em pista.

Os tempos de volta com a presença do safety car na pista são descartados, uma vez que são irrelevantes.

Análise dos líderes

Vettel x Webber
Webber, que largou na pole, perde a posição logo na primeira volta e vê seu companheiro de equipe abrir 4s nas 13 primeiras voltas. O australiano faz seu primeiro pit stop na volta 14, seguido por Vettel na volta 15. Na segunda parte da corrida Vettel chega a abrir 9,3s de Webber na volta 26, mas o australiano consegue baixar a diferença para 8,3s na volta 31, e na volta seguinte ele faz sua segunda parada. Vettel continua na pista, parando apenas na volta 35. Depois dessa segunda rodada de pit stops a diferença corrigida entre os dois que era de 5,3s, chega a 10,3s na volta 49. Vettel termina a prova 8,2s à frente de Webber.

Alonso x Massa
Alonso e Massa ganham uma posição na largada cada. O espanhol, em 3º,  se esforça para tentar acompanhar Webber, e o brasileiro fica preso atrás de Hamilton na 5ª posição, ao mesmo tempo que tenta se defender de Raikkonen. Felipe pára na volta 14, e Alonso na 15, nesse momento a diferença entre os dois era de 4,6s. Massa retorna à pista muito rápido e encosta em Hamilton, ultrapassando o Inglês na volta 20. O brasileiro então diminui a diferença em relação a Alonso de 4 para 2s no final da volta 33. Ao contrário da primeira rodada de pit stops, Alonso agora pára uma volta antes de Massa, na volta 35.  O espanhol volta à pista virando na casa de 1’44:1,  ja Felipe Massa faz sua primeira volta após a segunda parada em 1’42:6. Em apenas uma volta Felipe reduz a diferença de 3s para 1,5s em relação ao espanhol. O brasileiro está tão rápido que recebe uma orientação pelo rádio para “segurar a onda” e se manter na posição.  Massa então se distancia e acelera novamente fazendo a melhor volta da corrida até então, na volta 48, demonstrando que tinha carro para ir mais pra frente. Sem poder atacar, e sem sofrer pressão de ninguém atrás, o brasileiro diminui o ritmo e termina a corrida 6,2s atras de Alonso, na 4ª posição.

Pelos dados, vemos que Massa foi constantemente mais rápido que Alonso durante toda a corrida. Com isso o brasileiro confirma a crescente evolução que tem apresentado nas ultimas corridas. Após as voltas das férias (ultimas 5 corridas), Felipe Massa marcou 56 pontos, ficando atrás apenas de Vetter que no mesmo período marcou 93.

Veja no gráfico abaixo que Felipe Massa tem o segundo melhor desempenho em pontos das últimas 5 corridas da F1;

Pontuação das últimas 5 corridas da F1

Pontuação das últimas 5 corridas da F1

Colaboração: Rogério Martins

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.