Análise: As novas restrições aerodinâmicas da Formula 1 para 2014

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013 às 10:56

Modelo de F1 no túnel de vento

O trabalho no túnel de vento e na fluidodinâmica computacional (CFD) foi severamente restringido no regulamento esportivo de 2014 da Fórmula 1, que foi publicado nesta semana.

As regras vão ainda mais longe do que os limites estabelecidos pelo acordo de restrição de recursos (RRA), com os testes aerodinâmicos agora reduzidos para quase um terço do que era permitido pelo RRA anteriormente.

O uso desses dois tipos de testes agora é limitado por uma fórmula baseada no número de horas de funcionamento do túnel de vento e na quantidade de processamento investida em CFD durante um “período de testes aerodinâmicos” de oito semanas definido pela FIA.

Estabelecida no Apêndice 8 do regulamento esportivo, a fórmula afirma que uma equipe só pode realizar uma certa quantidade de testes em cada período de oito semanas, usando uma combinação de tempo no túnel de vento ou uso da CFD.

O tempo no túnel de vento é definido como a quantidade de horas que os ventiladores estão ligados acima de uma certa velocidade. O uso da CFD é a quantidade de teraflops utilizada no processamento de um modelo.

O tempo no túnel usado para essa fórmula é a média de horas por semana, enquanto o processamento de CFD é o total em um período completo de oito semanas. Cada medida é usada como uma unidade única, e o limite está em 30 unidades no período de testes.

Portanto, uma equipe pode usar até 30 horas por semana no túnel de vento sem nenhum processamento de CFD, ou 30 teraflops de CFD e nada no túnel de vento, ou uma combinação de ambos. No RRA, a razão estava fixada em 60 túnel de vento/40 CFD, então as novas regras permitem muito menos testes, mas proporcionam mais flexibilidade no uso de diferentes técnicas.

Essas restrições vinham sendo discutidas nos últimos 12 meses, portanto não são uma surpresa para as equipes.

Outro regulamento no Apêndice 8 é a limitação do número de testes (80) e do tempo (60 horas) que o túnel pode ser usado em uma semana. Provavelmente é uma restrição mais direta do que o limite de horas de processamento. Hoje em dia, uma equipe normalmente completa mais de 250 testes enquanto opera o túnel 24 horas por dia em uma semana.

Com o regulamento exigindo que um único modelo de túnel de vento seja usado, as equipes terão de trabalhar rapidamente entre os testes para preparar o modelo a fim de aproveitar todos os testes permitidos em uma semana.

Com essas restrições, as equipes terão de demonstrar à FIA que trabalharam dentro do limite. Para manter a eficiência, elas precisarão reduzir o número de mudanças e o pessoal envolvido no departamento aerodinâmico.

As equipes também buscarão melhorar a eficiência dos testes no túnel de vento e do processamento de CFD, reduzindo o tempo no túnel e as exigências de processamento visando maximizar o uso dos recursos limitados.

Tendo acabado de completar o projeto de seus carros de 2014, as restrições começarão a pesar quando as equipes começarem a desenvolver os novos monopostos.

 

LS - www.autoracing.com.br

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