Alpine se prepara para novos horizontes sem Ocon e Gasly

sábado, 18 de maio de 2024 às 10:10

Alpine

Bruno Famin, chefe da Alpine, está confiante de que a equipe continuará a prosperar mesmo que seus atuais pilotos, Pierre Gasly e Esteban Ocon, decidam sair.

Apesar da Alpine mostrar alguns sinais de recuperação da crise de 2024, está claro que tanto Gasly quanto Ocon estão explorando opções no dinâmico mercado atual de pilotos.

Em Imola, Ocon indicou que consideraria uma passagem de um ano na Mercedes ao lado de seu empresário Toto Wolff no próximo ano, enquanto Gasly foi associado a possíveis mudanças para Haas, Williams e Sauber.

“Não há pressão sobre nós”, afirmou Famin em Imola. “Estamos satisfeitos com nossos pilotos, mas agora queremos nos concentrar no lado técnico. Podemos lidar com a questão dos pilotos mais tarde”.

Famin também esclareceu que manter uma formação de pilotos totalmente franceses não é um objetivo estratégico. “O projeto da Alpine é tornar-se uma marca global”, explicou, acrescentando: “Estamos felizes por ter pilotos franceses na equipe, mas estaríamos igualmente felizes por ter outros”.

A experiência que Ocon e Gasly trazem, no entanto, é valiosa, especialmente porque a Alpine pretende reconstruir e fortalecer. “Estamos abertos a tudo”, disse Famin sobre sua possível saída. Ele observou ainda: “Naturalmente é bom ter pelo menos um piloto experiente, mas estamos felizes em dar uma chance aos jovens também, se surgir a oportunidade”.

Mick Schumacher, atualmente envolvido com a Mercedes como reserva na F1 e correndo pela Alpine em seu programa de Le Mans, é visto como um candidato em potencial. “É claro que ele é uma possibilidade”, garantiu Famin, que também está impressionado com a adaptabilidade e desempenho de Schumacher nas corridas de endurance.

“Mick faz um trabalho incrível no endurance e sua mentalidade é realmente impressionante. Ele é rápido, claro, mas acho que todo mundo sabe disso, mas o que é realmente incrível para mim é como ele foi capaz de se adaptar à mentalidade exigida no endurance”, prosseguiu.

Jack Doohan, outro candidato promissor e filho da lenda do motociclismo Mick Doohan, também tem feito um esforço significativo para avançar em sua carreira na equipe de Enstone. Depois de completar um teste em Zandvoort na semana passada, que incluiu simulações de classificação e corrida, Doohan expressou a sua dedicação.

“Tenho que acumular quilômetros e me habituar aos fins de semana de corrida”, disse à NOS, sublinhando o seu empenho na preparação tanto dentro como fora da pista. “Por enquanto, faço meu trabalho na pista quando tenho oportunidade, mas também trabalho fora da pista ou no simulador”.

Ele continua esperançoso sobre seu futuro com a equipe, dizendo: “Espero estar no carro no próximo ano” e afirmando: “Espero que os caras vejam que estou dando tudo de mim. Estou com a equipe há vários anos, mas este ano sou um piloto reserva completo com foco total neste programa”.

Doohan está otimista quanto às suas perspectivas, almejando que sua próxima aparição em Zandvoort seja como piloto de corrida da Alpine. “Isso significaria que este teste valeu a pena”, comentou ele com um sorriso, refletindo as aspirações de muitos jovens pilotos: “É para isso que trabalhamos como pilotos”.

EB - www.autoracing.com.br

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