Alpine quer ajudar AlphaTauri a fechar com Colton Herta

terça-feira, 13 de setembro de 2022 às 14:00

Colton Herta no teste com a McLaren

Como os leitores do Autoracing já sabem, Colton Herta está sendo alvo de uma vaga na AlphaTauri na próxima temporada como parte de um acordo que resultaria na liberação de Pierre Gasly para a Alpine.

Suas chances de mudar para a F1 dependem de ele garantir uma superlicença, com a Red Bull pedindo à FIA uma dispensa especial, já que ele atualmente tem apenas 32 dos 40 pontos necessários.

O Autosport disse que a Alpine pretende ajudar a AlphaTauri nessa questão.

Apesar do lobby da Red Bull, existem indicações são de que a FIA rejeitará conceder a superlicença à Herta em meio a preocupações com as consequências que poderiam acontecer no futuro.

O maior medo é que isso possa impedir os pilotos de se concentrarem nas categorias de base da FIA como F4, F3 e F2 se houver a chance de obter isenções especiais para conseguir a superlicença.

Embora a situação não pareça muito boa nesse aspecto, isso não impediu a Red Bull de continuar seus preparativos.

Fontes revelaram que, com a temporada da Indy terminada, estão sendo feitos planos para a Herta realizar um teste privado para a Alpine em um carro antigo.

Esses testes faziam parte do programa original de desenvolvimento de pilotos que havia sido originalmente criado para Oscar Piastri, mas o australiano vai para a McLaren em 2023.

Piastri vinha realizando quilometragem em um A521 desde o ano passado em seu programa na Alpine.

Embora os planos finais para o teste ainda não tenham sido definidos, a Alpine espera poder colocar a Herta num teste em Hungaroring antes do GP de Singapura.

Também há uma chance de que Nyck de Vries possa participar do teste também como avaliação para uma vaga de corrida em 2023.

Entende-se, no entanto, que apesar de Alpine testar Herta, ele não está na lista para se tornar o substituto de Fernando Alonso para o próximo ano.

Em vez disso, o teste faz parte de um processo de avaliação que a Alpine se ofereceu para fazer para AlphaTauri para avaliar melhor a velocidade e o feedback técnico do americano, o que mostra claramente que a Alpine já fechou com Gasly e agora está ajudando a AlphaTauri a conseguir Herta.

A Alpine se recusou a confirmar quem participará do teste de Hungaroring. Um porta-voz disse: “Não comentamos testes privados”.

Além do teste Alpine, Herta continua na disputa por uma sessão na McLaren num TL1 este ano, mas isso não foi confirmado.

O CEO da McLaren, Zak Brown, disse sobre a possibilidade: “Eu não descartaria Colton, mas qualquer coisa que fizermos será do interesse da McLaren, em vez de ajudar a AlphaTauri”.

Há também uma chance de a McLaren optar por dar a Piastri um TL1, se o jovem for liberado de seu contrato com a Alpine.

Brown acrescentou: “Ainda não temos total clareza porque Oscar ainda está sob contrato para 22.”

“Ainda estamos desenvolvendo o carro, então é improvável que queiramos colocar um novato quando ainda estamos jogando peças no carro.”

“Na segunda metade do ano, restam apenas seis corridas. Mas não sabemos se será um piloto, dois pilotos. Acho que saberemos isso em algumas semanas.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.