Alpine pensando em criar sua própria equipe B

sexta-feira, 15 de outubro de 2021 às 9:42

Alpine

De acordo com o jornalista Joe Saward, a Alpine está considerando a criação de uma equipe B no futuro para seus pilotos juniores.

A marca francesa tem uma academia lotada, com Oscar Piastri, Guanyu Zhou e Christian Lundgaard fazendo parte dela.

Isso levou Marcin Budkowski, diretor executivo da Alpine, a dizer que a equipe está enfrentando uma dor de cabeça por ter “muitos pilotos bons” entre seus juniores.

Contudo, enquanto os dois primeiros em particular estão impressionando bastante na Fórmula 2 este ano, ocupando as duas primeiras colocações, já é praticamente certo que pelo menos um deles não terá uma vaga no grid da Fórmula 1 em 2022.

Apesar das indicações de que um deles correrá na Alfa Romeo, a Alpine não tem um lugar disponível em sua própria equipe porque Fernando Alonso e Esteban Ocon vão continuar.

Segundo Saward, eles estão considerando resolver esse problema com uma equipe B, como a Red Bull tem com a Alpha Tauri.

“Todos esses problemas seriam aliviados se a Alpine tivesse uma equipe cliente para seus motores, mas as opções parecem limitadas no momento”, disse ele em seu blog. “Porém, se houver um motor melhor em 2022, as pessoas talvez se interessem mais”.

“Eu fui informado que a Alpine está analisando a ideia de ajudar a criar uma nova equipe, o que envolveria (teoricamente) uma taxa de entrada de $200 milhões a fim de ter uma situação como a da Red Bull com a Alpha Tauri”.

“Isso pode parecer loucura, mas uma segunda equipe significaria ter um bom patrimônio (já que o valor das equipes está aumentando) e é algo que a Alpine precisará para ajudar a desenvolver os novos motores em 2026”.

“Nas circunstâncias, bancar uma nova operação poderia fazer tanto sentido quanto comprar uma equipe existente, e é claro que haveria oportunidades de marketing com as marcas da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi”.

Uma equipe B da Alpine não é a única que pode estar no grid da F1 nos próximos anos, com Audi e Porsche aparentemente também bastante interessadas.

Porém, Saward diz que as duas marcas diferem em como exatamente querem entrar na categoria. A Audi supostamente quer ter sua própria equipe, assumindo o controle de uma operação existente, enquanto a Porsche prefere formar uma parceria.

“As duas firmas parecem ter ideias diferentes”, escreveu Saward. “A Audi estaria planejando comprar uma equipe inteira e a Porsche está mais interessada em uma parceria exclusiva com uma equipe existente, nos moldes da antiga estrutura da McLaren-Mercedes antes da McLaren cometer o erro de deixar Ross Brawn usar os motores também…”

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.