Alpine: Equipes estão “explorando” brechas no teto orçamentário

sexta-feira, 13 de janeiro de 2023 às 9:04

Otmar Szafnauer

Otmar Szafnauer, chefe da Alpine, diz que as equipes de ponta estão ganhando vantagem no regulamento do teto orçamentário colocando seus funcionários em diferentes projetos.

As grandes organizações têm outros programas de corrida ou departamentos de tecnologia fora do automobilismo para os quais elas transferiram pessoal quando diminuíram de tamanho a fim de cumprir as exigências do teto.

No entanto, essas pessoas podem ser trazidas de volta à Fórmula 1 quando for necessário e seu tempo alocado no teto.

Szafnauer sugere que a Alpine inicialmente se beneficiou por já ser do tamanho certo e não precisou dispensar ninguém, mas as rivais maiores aprenderam rapidamente como trabalhar com mais eficiência dentro das regras remanejando funcionários.

“Eu acho que quando todos são do tamanho certo, você perde aquele pouco”, disse ele. “O que algumas das outras equipes, as maiores, estão fazendo agora é explorar ou ter um entendimento melhor de certas brechas ou mudanças organizacionais que você pode fazer para colocar mais pessoas sob o teto orçamentário. E nós ainda não chegamos lá”.

“Elas já estão lá. ‘Eu demiti 100 pessoas, mas agora quero contratá-las de volta porque consegui encontrar lugares sob o teto orçamentário onde elas não contam como uma pessoa inteira ou fazem marketing ou algo assim, trabalham em um barco durante parte do tempo’. Nós ainda não chegamos lá, então a vantagem de estar certo a princípio se dissipa”.

Segundo Szafnauer, a Alpine possui um departamento de tecnologia trabalhando fora da F1, mas ele ainda é pequeno.

“Nós iniciamos isso”, revelou ele. “Temos um grupo, mas ele é pequeno, algo como duas pessoas. Estamos construindo uma divisão de esqui, há três projetos em andamento, incluindo partes para o carro da Alpine”.

“Nós não usamos nossos recursos de projeto. Utilizamos parte dos nossos recursos de fabricação para fazer componentes como a asa traseira da Alpine, algum trabalho de CFD e laminação é feito, mas não muito. E então as companhias externas entram para ajudar no design”.

“Nós tivemos alguns funcionários se aposentando e pudemos usá-los para ajudar no carro da Alpine, portanto foi o que fizemos. Não estabelecemos isso para poder colocar pessoas lá da perspectiva do teto orçamentário. Isso existe, mas como eu disse, temos duas pessoas, não centenas”.

 

LS - www.autoracing.com.br

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