Alpine “discorda fortemente” das punições em Mônaco
terça-feira, 9 de junho de 2026 às 9:11
Pierre Gasly
A Alpine iniciou uma ofensiva contra as punições que custaram um pódio a Pierre Gasly no GP de Mônaco. Segundo o consultor executivo Flavio Briatore, a equipe discorda fortemente das sanções aplicadas pela FIA e por isso decidiu solicitar uma revisão formal do caso.
Gasly cruzou a linha de chegada em terceiro lugar. No entanto, os comissários aplicaram duas penalizações de cinco segundos por excesso de velocidade no pit lane. Como consequência, o francês despencou para a sétima posição na classificação final.
Franco Colapinto também recebeu uma punição de cinco segundos pela mesma infração. Entretanto, a Alpine não foi a única equipe afetada pelo rigor dos comissários.
George Russell, Lewis Hamilton e Oscar Piastri também acabaram penalizados durante a prova. Em todos os casos, as infrações registradas ficaram abaixo de 1 km/h acima do limite estabelecido.
Quero ser VIPBriatore critica decisão dos comissários
Após a corrida, Briatore não escondeu sua insatisfação. O dirigente italiano afirmou que a Alpine considera as punições excessivas e acredita que existe um argumento sólido para uma reavaliação.
“Depois de uma ótima largada de Pierre, que nos colocou em sétimo lugar, a corrida parecia muito promissora”, afirmou.
“Após uma excelente relargada depois da bandeira vermelha, Pierre terminou em terceiro na pista. No entanto, vimos esse resultado ser retirado por duas penalizações, das quais discordamos fortemente”.
“Essas punições foram aplicadas a pelo menos quatro equipes do grid. Portanto, acreditamos que existe um forte argumento para uma revisão”.
Alpine busca esclarecimentos junto à FIA
Diante da situação, a equipe francesa apresentou um Pedido de Revisão à FIA. Com isso, a Alpine espera compreender exatamente como os comissários interpretaram o incidente e por que decidiram aplicar as punições.
Entretanto, esse mecanismo não funciona como um recurso convencional. Da mesma forma, ele também não equivale a um protesto formal.
Para que o pedido seja aceito, a Alpine precisa apresentar uma evidência nova, relevante e significativa. Além disso, esse elemento não pode ter estado disponível aos comissários no momento da decisão original.
Por essa razão, especialistas consideram difícil uma alteração no resultado final da corrida. Ainda que a FIA aceite analisar o caso, o elevado critério exigido costuma limitar as chances de sucesso.
Uma eventual revisão poderia criar novas discussões. Afinal, pilotos como Hamilton e Russell cumpriram suas punições ainda durante a corrida.
Barcelona já está no radar da Alpine
Enquanto aguarda uma resposta da FIA, a Alpine mantém o foco nas próximas etapas da temporada.
Atualmente, a equipe ocupa a quinta posição no mundial de construtores. Novas atualizações estão previstas para as próximas corridas, o que aumenta a expectativa por mais performance.
Por isso, Briatore já direciona suas atenções para o GP da Espanha e para a sequência do campeonato.
“Continuamos na quinta posição do campeonato de construtores e estamos determinados a manter o momento positivo da equipe em Barcelona e nas próximas corridas. Também teremos mais desempenho e novas atualizações chegando ao carro”, concluiu o dirigente.
alpine f1, campeonato de construtores, comentar formula 1, f1, fia, flavio briatore, formula 1, Franco Colapinto, gp da espanha, gp de monaco, noticias f1, pierre gasly, pit lane, punições FIA
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.