Alpine desiste de 2025 enquanto rivais lutam por milhões
quinta-feira, 23 de outubro de 2025 às 10:46
Alpine
Flavio Briatore reconheceu que a Alpine já deixou de lado a disputa de 2025. Segundo o consultor, a equipe percebeu que não vale mais investir recursos na luta por posições menores.
“Se houvesse chance de terminar em sexto, como no ano passado, faria sentido trazer uma atualização”, afirmou Briatore à Auto Motor und Sport. “Porém, se é para ficar entre oitavo e 10º, é melhor concentrar toda a energia no próximo carro”.
Assim, a declaração reforça a separação entre as equipes de ponta e o grupo intermediário. Enquanto as grandes atuam com cautela, as formações do meio do grid vivem um confronto direto – e acima de tudo, milionário.

Quatro equipes brigam por um prêmio milionário
De acordo com o jornalista Michael Schmidt, Racing Bulls, Aston Martin, Sauber e Haas estão travando uma disputa acirrada, que pode valer cerca de US$20 milhões em prêmios da Fórmula 1.
Entre o sexto e o nono lugar, há apenas 24 pontos de diferença. Portanto, cada corrida restante pode mudar o destino financeiro de uma equipe. Além disso, qualquer detalhe técnico ou erro de estratégia pode ser decisivo.
“Enquanto Red Bull, McLaren, Mercedes e Ferrari seguem um caminho mais previsível, o verdadeiro espetáculo está no meio do pelotão”, destacou Schmidt. “Lá, uma atualização eficiente ou um pit stop perfeito pode render milhões”.
Haas reage com novo assoalho e mais confiança
A Haas foi uma das que mais arriscaram. A equipe chegou ao GP dos Estados Unidos com novo assoalho e dutos de freio traseiros redesenhados. Como resultado, o carro ganhou mais velocidade, embora tenha ficado um pouco mais instável.
“O carro está mais rápido, mas também mais nervoso”, explicou Ayao Komatsu, chefe da equipe. “Esteban é um piloto que ajusta o carro até ficar ideal e depois acelera. Ollie, por outro lado, é menos sensível e simplesmente continua – e por isso acaba sofrendo mais acidentes”.
Mesmo assim, Oliver Bearman acredita que o esforço valerá a pena. “As características mudaram, o carro está mais veloz, mas precisamos de tempo para nos adaptar”, afirmou.
Consequentemente, a Haas conquistou dois pontos em Austin. O resultado, segundo Komatsu, prova que a equipe ainda tem capacidade de reagir. “Isso mostra que conseguimos tornar o carro mais competitivo, o que dá confiança para o projeto de 2026”.
Sauber e Aston Martin apostam em circuitos semelhantes
Enquanto isso, Inaki Rueda, diretor esportivo da Sauber, observou que o carro suíço e o da Aston Martin possuem comportamentos bastante parecidos. “Ambos funcionam melhor em circuitos com as mesmas características”, explicou.
Dessa forma, cada decisão de acerto, cada mudança de componente e até cada volta rápida podem representar a diferença entre o sucesso e a frustração. Afinal, a briga por pontos se tornou tão apertada que um pequeno detalhe pode significar milhões no fim da temporada.
Williams confortável, mas ainda atenta
Por outro lado, a Williams parece segura na quinta posição do campeonato. No entanto, ainda restam cinco corridas e duas sprints, e o pelotão intermediário segue imprevisível.
“Cada detalhe agora tem um peso ainda maior”, escreveu Schmidt. “A diferença entre sexto e nono pode decidir quem leva o grande prêmio em dinheiro”.
alpine, Alpine 2025, aston martin f1, atualizações F1, briatore, campeonato de construtores, comentar formula 1, formula 1, haas f1, pelotao intermediario, Racing Bulls F1, sauber f1, williams f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.