Alpine “decepcionada” com desobediência de Colapinto

segunda-feira, 20 de outubro de 2025 às 9:19

Franco Colapinto e Pierre Gasly

Franco Colapinto provocou tensão dentro da Alpine ao desobedecer uma ordem direta para não ultrapassar Pierre Gasly nas voltas finais do Grande Prêmio dos Estados Unidos.

O episódio, que aconteceu em meio a uma disputa pelo 17º lugar, refletiu o momento delicado vivido pela equipe de Enstone, que há meses já prioriza o desenvolvimento do carro de 2026.

Disputa inesperada no fim da corrida

Gasly fez seu único pit stop na volta 27 – mais cedo do que o previsto – para se proteger de um possível undercut. Contudo, a estratégia o deixou com um longo stint final usando pneus macios, o que comprometeu seu ritmo.

Quero ser VIP
 

Enquanto isso, Colapinto parou cinco voltas depois, portanto tinha pneus mais novos. Como resultado, o argentino era claramente mais rápido e desejava ultrapassar o companheiro, até para não ser superado por Gabriel Bortoleto, que se aproximava perigosamente.

Apesar da diferença de ritmo, a Alpine optou por manter a posição dos carros. A equipe justificou a decisão alegando que ambos economizavam combustível e que os líderes estavam prestes a colocar volta.

Mesmo assim, Colapinto não escondeu a frustração: “Espere, o quê?! Manter posições?! Mas ele está lento!” respondeu pelo rádio.

Logo depois, ele ignorou a ordem e ultrapassou Gasly na entrada da curva 1 na penúltima volta. A manobra foi firme e calculada, embora tenha deixado o francês com pouco espaço para evitar sair completamente da pista.

Reação da Alpine e justificativas de Colapinto

Após a corrida, Colapinto explicou seu ponto de vista. “Eu tinha pneus mais novos e vi Gabriel atacando. Quis manter ele atrás de nós dois”, afirmou o argentino.

No entanto, a estratégia não funcionou como planejado, já que Bortoleto conseguiu ultrapassar Gasly logo depois.

Por outro lado, a direção da Alpine não demonstrou a mesma compreensão. O diretor-geral Steve Nielsen expressou decepção no comunicado oficial da equipe.

“Do lado de Pierre, reagimos a uma ameaça de undercut e o colocamos nos pneus macios antes do ideal. Ainda tivemos um pit stop lento, algo que vamos revisar e corrigir”, explicou.

“Franco, por sua vez, estendeu o stint com os médios e teve uma vantagem de pneus no fim, o que o fez alcançar Pierre. Mesmo assim, pedimos para manterem posição, já que ambos economizavam combustível e os líderes estavam prestes a completar a corrida”, completou.

Segundo Nielsen, a desobediência não será ignorada.

“Como equipe, qualquer instrução do pit wall é definitiva. Hoje, isso não aconteceu, e estamos decepcionados. Vamos analisar e lidar com isso internamente”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.