Alpine comenta possível regra de “prorrogação” na F1

quarta-feira, 5 de abril de 2023 às 11:11

Otmar Szafnauer

A possibilidade da Fórmula 1 introduzir uma regra de “prorrogação” está sendo levantada após a confusão no fim do GP da Austrália.

Houve uma terceira bandeira vermelha na volta 57 depois de uma relargada parada caótica, na qual Pierre Gasly bateu em seu companheiro de equipe Esteban Ocon e Fernando Alonso rodou ao ser atingido por Carlos Sainz.

Como a última volta havia sido aberta pelo líder Max Verstappen, foi discutido se valeria o resultado da volta 57 ou da anterior. Após quase meia hora, os comissários optaram pela ordem do último momento possível – o grid da volta 57.

Mas uma regra de prorrogação poderia ter permitido um sprint de uma volta como na NASCAR ou Fórmula E? Essa pergunta foi feita ao chefe da Alpine, Otmar Szafnauer, cujos pilotos foram eliminados na volta 57 e saíram dos pontos.

“Ter um pouco mais de corrida ou outra bandeira vermelha ser mostrada naquela situação?” disse ele ao ser questionado pela mídia. “Então, na verdade você teria uma volta restando na prova, o que teria acontecido aqui”.

“Minha verdadeira opinião é que nós podemos ter esses cenários, mas você precisa definir as regras no começo e cumpri-las. Se quisermos analisá-las depois, não há problema em deixar os diretores esportivos fazerem isso”.

A confusão nas regras da bandeira vermelha já ocorreu antes na F1. No GP do Brasil de 2003, Kimi Raikkonen inicialmente foi declarado o vencedor.

Posteriormente, foi determinado que Giancarlo Fisichella era o líder quando o resultado da prova foi oficializado. Sua equipe Jordan apelou e teve sucesso, recebendo a vitória após vários dias.

Szafnauer usou isso como um exemplo do cumprimento das regras sem a influência das circunstâncias de uma corrida específica.

“Fisichella conquistou uma vitória uma semana mais tarde no Brasil em certo ano. Mas, novamente, acho que isso foi em 2003 porque as regras foram seguidas”, acrescentou ele.

“Esse é o meu ponto, obedeça as regras. Se elas não forem boas o suficiente, não tente mudá-las no meio ou logo após a prova, faça isso depois de aprender”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.