AlphaTauri não vai liberar Gasly sem Herta

quarta-feira, 7 de setembro de 2022 às 9:27

Christian Horner

Christian Horner diz que a AlphaTauri não vai liberar Pierre Gasly para a Alpine se Colton Herta não puder correr na próxima temporada.

Seis semanas atrás, Sebastian Vettel abriu o mercado de pilotos da Fórmula 1 quando anunciou sua aposentadoria no fim do ano.

A Aston Martin confirmou Fernando Alonso como seu substituto, com a Alpine então anunciando que a vaga ficaria com Oscar Piastri, mas esse plano fracassou e o australiano assinou com a McLaren.

Agora, a Alpine está visando Gasly, e comenta-se que já chegou a um acordo com o piloto e também com a Red Bull em relação à multa de saída.

Entretanto, Horner diz que tudo depende de poder ou não colocar Herta no lugar de Gasly na AlphaTauri.

“Eu creio que Pierre está fazendo um bom trabalho dentro da AlphaTauri”, declarou ele ao motorsport.com. “Então, acho que não haverá um desejo de trocar se uma opção interessante não estiver disponível”.

Para Horner, Herta é essa “opção interessante”. Além de ser veloz, o americano abriria as portas de um mercado em rápido crescimento para Red Bull e AlphaTauri.

“Eu acredito que ele é um talento empolgante”, disse Horner. “É um jovem americano que tem sido um talento de destaque nos Estados Unidos, portanto será muito interessante ver sua performance na F1”.

“E a F1 obviamente está crescendo em popularidade no mercado americano no momento. Ter um piloto americano de sucesso poderia ser bastante interessante para nós a longo prazo”.

“Nós temos contratos com nossos pilotos existentes, mas AlphaTauri ou Toro Rosso, eles produziram ótimos pilotos para nós, como Sebastian (Vettel), Max (Verstappen) e Daniel (Ricciardo) ao longo dos anos”.

Contudo, correndo na Indy, Herta não tem os pontos da superlicença. Apesar de ter sete vitórias e quatro pódios em suas 63 provas na categoria, ele terminará o campeonato deste ano com apenas 31 pontos se realmente ficar em oitavo.

Isso porque o sucesso na categoria americana vale menos do que na Fórmula 2 ou até mesmo Fórmula 3. A Red Bull quer que a FIA analise isso.

“Eu acho que é um problema da FIA, nós só precisamos de clareza sobre a situação dos pontos dos pilotos, o que deve vir mais cedo ou mais tarde. Isso obviamente tem um papel chave na dança das cadeiras”.

“Em termos do esclarecimento a respeito dos pontos de um piloto visando entrar na F1, você precisa saber que tem opções, e se a opção não estiver lá, os outros gatilhos não entrarão na jogada”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.