Alonso pede mudança no formato de classificação

sábado, 30 de setembro de 2023 às 14:30

Fernando Alonso

Fernando Alonso afirmou que a Fórmula 1 deveria considerar um formato de classificação de “volta única”, a fim de impedir o aumento de tráfego durante as sessões.

O espanhol tem criticado o formato “desatualizado” ao longo dos anos, mas o comportamento dos seus rivais nas últimas corridas parece ter colocado a questão no primeiro plano do seu pensamento.

O congestionamento durante estas sessões tem sido um tema de discussão ultimamente, e as medidas postas em prática tanto no GP da Itália como no GP de Singapura para tentar impedir que os carros se acumulem no setor final da volta foram largamente ineficazes.

“Acho que façam o que fizerem, sempre encontraremos uma maneira de explorar esta regra”, disse Alonso ao site Autosport. “Eles têm um trabalho muito difícil em termos de gestão do trânsito nos circuitos de rua e todas as outras coisas do gênero”.

“Como já disse várias vezes, só há uma maneira de encontrar uma solução, que é a classificação numa rodada. Todas as outras soluções que tentarmos nunca funcionarão, porque encontraremos sempre uma forma de as contornar”, prosseguiu o piloto da Aston Martin.

O formato atual de classificação foi implementado em 2006, e todas as tentativas de alterá-lo durante esse período, incluindo um formato de eliminação que foi descartado após apenas uma corrida em 2016, falharam.

Alonso propôs agora um sistema de volta única – como usado em 2003 – em que os carros correm individualmente com apenas uma chance de marcar o tempo. “Acho que este formato de classificação está desatualizado”, acrescentou.

“Tem sido a mesma coisa há 20 ou 25 anos e os carros não são os mesmos de 20 ou 25 anos atrás. Temos motores híbridos, temos que carregar, descarregar e resfriar os pneus. Portanto, a única maneira de avançar é fazer uma única volta”, concluiu o espanhol.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.