Alonso pede desculpas aos fãs de F1 pela regra dos pneus

sábado, 2 de setembro de 2023 às 10:50

Fernando Alonso

Após a estreia da “alocação de pneus alternativos” na Hungria, a Fórmula 1 está realizando seu segundo teste neste fim de semana em Monza.

Ele dá aos pilotos 11 jogos de pneus novos para todo o fim de semana, em vez dos habituais 13, e prescreve certos compostos a serem usados ​​nos três segmentos de classficação – com o único objetivo de economizar pneus em nome da sustentabilidade.

O objetivo é reduzir os pneus sem prejudicar o espetáculo, segundo o chefe da Pirelli, Mario Isola.

Carlos Sainz, da Ferrari, surpreendeu ao emergir como o piloto mais rápido nos treinos – mas o chefe da Haas, Gunther Steiner, diz que a verdadeira hierarquia não está clara. “Você não tem noção de quem é rápido e quem é lento”, disse ele. “Alguns usam dois conjuntos de macios nos treinos, outros um conjunto de duros”.

Deixando a incerteza de lado, o piloto mais experiente da F1 – Alonso – insiste que o formato está realmente prejudicando o show. “Com tão poucos pneus para os treinos, isso nos faz economizar pneus durante todo o fim de semana”, declarou ele aos repórteres espanhóis após os procedimentos de sexta-feira.

“Portanto, temos que pedir desculpas aos fãs. Simplesmente não pudemos fazer muitas voltas porque só tínhamos um set para a sessão. Pedimos desculpas a todos os fãs que vieram aqui. Também fizemos isso na Hungria por causa deste formato”, acrescentou Alonso.

Isola, da Pirelli, admite que o júri ainda não decidiu se o formato é um sucesso ou não. “Ouvi alguns pilotos reclamando, mas acredito que pode funcionar com alguns ajustes”, comentou o italiano.

“É o esporte que quer ir nessa direção. Obviamente todas as equipes estão focadas em manter o maior número possível de macios para a classificação, mas ainda estou positivo e tenho a certeza que podemos encontrar uma boa solução”, concluiu ele.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.