Alonso: Novas regras são más notícias para os pilotos

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011 às 2:55

f111-alonso-rosto1-350Os pilotos da Ferrari, Fernando Alonso e Felipe Massa expressaram ontem certo desconforto com as novas regras da Formula 1. Eles acham que está cada vez mais importante saber apertar botões do que guiar o carro. A introdução das asas traseiras ajustáveis e o retorno do sistema KERS – entre outras mudanças –  não agradou à dupla da Ferrari no retiro anual de inverno, em Madonna di Campiglio.

“Sem perceber, estamos perdendo o foco em relação a tocada do piloto”, disse Alonso, acrescentando que “os carros se tornam mais complicados para guiar quando você tem que fazer todas essas mudanças de uma curva para a outra.”

A mudança mais significativa diz respeito à asa traseira. Segundo as novas regras, uma vez que os pilotos já tenham completado duas voltas de corrida, e sob certos critérios ainda não totalmente esclarecidos, um sistema de ajuste eletrônico é ativado e permite que os pilotos mudem o angulo da asa traseira. Massa disse que mais decisões extras que o piloto tenha que tomar pode limitar sua eficácia.

“Se você fizer a escolha errada e houver três carros atrás de você, você poderá cair da primeira para a quarta posição de uma vez só”, disse Massa. “Nós já temos muitas coisas para fazer no volante, mas ainda precisamos guiar o carro. Podemos fazê-lo, mas do ponto de vista do piloto não é fantástico. Em cada curva há três ou quatro botões para apertar.”

Outra mudança é no fornecimento dos pneus. A partir desta temporada a Pirelli substitui a Bridgestone.

“Os pneus são essencialmente a maior mudança para 2011, porque isso altera o nosso estilo de condução”, disse Alonso.

E o espanhol apontou Schumacher como seu grande desafiante de 2011: “Teremos cinco campeões mundiais na pista nesta temporada, mas se você me perguntar um nome agora, eu diria Michael Schumacher.”

AS – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.