“Alonso nos fazia parecer idiotas no pit wall”

segunda-feira, 7 de março de 2022 às 13:23

Ferrari F14 T

A capacidade leitura de corrida de Fernando Alonso sempre foi considerada um de seus pontos mais fortes e Massimo Rivola confirmou isso dizendo que o espanhol fez o pit wall da Ferrari “parecer idiota” muitas vezes.

Alonso chegou na Ferrari em 2010 buscando um terceiro título mundial de pilotos e o primeiro da Ferrari desde 2007.

Mas isso não aconteceu, apesar de ele ter conquistado 11 vitórias e três vice-campeonatos.

Indiscutivelmente o maior erro de estratégia da Ferrari quando se tratou de Alonso foi no final da temporada de 2010 em Abu Dhabi.

O piloto entrou na corrida liderando Mark Webber na tabela por oito pontos, mas acabou atrás do outro Red Bull de Sebastian Vettel por quatro.

A Ferrari mandou seus dois carros cobrirem Webber, Alonso e seu companheiro de equipe Felipe Massa, primeiro colocando Massa na esperança de que ele pudesse bloquear Webber e, quando isso não aconteceu, colocando Alonso.

Ele, assim como Webber, perdeu várias posições e não conseguiu recuperá-las, com ambos os pilotos presos no trânsito enquanto Vettel conquistou seu primeiro título mundial.

No entanto, o ex-diretor esportivo da Ferrari, Rivola, diz que poderia ter havido ainda mais decepção durante o tempo em que estiveram juntos, se os que estavam no pit wall não ouvissem o piloto.

“Ninguém lê corridas como ele”, disse ele ao jornal italiano Il Foglio

“Muitas vezes ele fez nós no pit wall nos sentirmos idiotas porque ele podia ver além.”

“Estávamos na frente dos computadores, ele estava guiando o carro, mas entendia as coisas antes dos outros.”

“Há pilotos que tem muito a ensinar.”

Mas não é apenas sua capacidade de ler uma corrida em que Alonso ganhou elogios, sua arte de corrida está entre as melhores do grid.

Voltando à Fórmula 1 na temporada passada, Alonso impressionou Daniel Ricciardo no início da corrida curta de classificação do GP da Inglaterra em Silverstone.

Alonso produziu uma primeira volta épica, ultrapassando seis carros no início da corrida curta, subindo de P11 para P5 nas voltas iniciais.

“Na verdade, eu o parabenizo por tornar a corrida curta de classificação bastante emocionante”, disse Ricciardo à Sky Sports F1

“A largada dele foi fenomenal, nos manteve atentos. Também acho legal ver que sempre há a pergunta, como em qualquer esporte, a idade é um fator?

“Acho que sua arte de corrida ano passado provavelmente foi a melhor do grid – pelo menos às vezes. É legal ver isso. Se você ainda tem uma paixão e uma motivação real para isso, pode continuar fazendo isso em um nível muito alto.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.