Alonso: F1 se concentra demais em proteger as equipes pequenas

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015 às 9:39

Fernando Alonso

Fernando Alonso acredita que os dirigentes da Fórmula 1 se preocupam demais em ajudar as equipes independentes quando o campeonato deveria priorizar a sobrevivência dos mais fortes.

Ao ser questionado sobre o que gostaria de ver na grande revolução do regulamento planejada para 2017 se pudesse elaborar as regras, Alonso disse: “Motores maiores, mais potência, mais aerodinâmica, mais liberdade para as equipes se desenvolverem e mais testes”.

“Acho que talvez seja algo parecido com o que a F1 era há 10 anos. Sei que às vezes era mais caro, mas tenho minhas dúvidas, porque os simuladores e outras tecnologias atuais aumentam os custos. Se algumas equipes não têm dinheiro para testar, o problema é delas, é a natureza da categoria”.

“O Real Madri pode comprar alguns jogadores e outros times não. Eles não podem se desculpar por isso. Na F1, sempre há a necessidade de proteger as equipes pequenas, e se às vezes elas não podem testar, não podemos fazer nada”.

Para 2017, o plano é aumentar a velocidade das máquinas da F1 em cinco ou seis segundos por volta e tornar o visual dos carros mais agressivo, com pneus traseiros maiores e asas dianteira e traseira mais largas. Apesar de Alonso ser favorável aos carros mais rápidos, ele não sabe se as alterações planejadas terão um impacto positivo.

“A expectativa é ter um carro veloz, porque temos carros lentos agora”, disse ele. “Um carro mais rápido vai proporcionar um espetáculo melhor para as pessoas assistindo as provas. Contudo, para ter corridas melhores, é difícil saber o que é necessário”.

“Pensando neste ano, tivemos talvez quatro ou cinco GPs tediosos onde nada aconteceu, e de repente duas corridas espetaculares sem nenhuma mudança. São os mesmos carros e equipes. Até mesmo em um determinado circuito, você assiste uma prova tediosa em um ano e no seguinte é espetacular”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.