Alonso admite espanto com 20 anos do último título
sábado, 3 de janeiro de 2026 às 9:45Reflexão sobre duas décadas no topo
Fernando Alonso reconheceu que ainda “o deixa impressionado” o fato de esta temporada marcar o 20º aniversário de seu segundo — e até agora último — título mundial na Fórmula 1.
Em 2006, com a Renault, Alonso derrotou Michael Schumacher, da Ferrari, por 13 pontos. Assim, ele conquistou o bicampeonato após uma disputa intensa que marcou época.
Depois de cinco anos de domínio de Schumacher, muitos acreditaram que Alonso assumiria o papel de principal força da categoria por um longo período. Porém, o destino seguiu outro rumo.

A mudança para a McLaren e o início dos golpes
Em 2007, Alonso se transferiu para a McLaren. Lá, ele dividiu a equipe com o estreante britânico Lewis Hamilton. No entanto, a convivência interna virou turbulenta. Como consequência, Alonso perdeu por apenas um ponto a chance de conquistar o tri consecutivo.
Logo após isso, ele retornou à Renault. Ainda assim, os resultados foram limitados. Em seguida, veio a passagem para a Ferrari, onde foi vice-campeão mundial três vezes em quatro anos, sempre derrotado pelo novo fenômeno do grid: Sebastian Vettel com a Red Bull.
Depois, Alonso voltou para a McLaren. O projeto, porém, naufragou. Assim, o espanhol deixou a Fórmula 1 por um período. Mesmo fora da categoria, ele venceu as 24 Horas de Le Mans pela segunda vez e, em 2019, conquistou o Mundial de Endurance.
Mais tarde, ele retornou à Fórmula 1 com a Alpine por dois anos. E, logo depois, assinou com a Aston Martin, equipe pela qual entra agora em sua quarta temporada.
Ainda competitivo duas décadas depois
É impressionante perceber que, 20 anos após seu último título, Alonso continua na Fórmula 1 lutando por um tão esperado terceiro campeonato.
Falando ao The New York Times, ele declarou: “Mesmo que você não pense muito sobre isso, quando para e reflete um pouco, com certeza isso me impressiona.”
Ele explicou que não sente o tempo passar: “Não parece que foi há tanto tempo, porque segui lutando pelo campeonato em 2007, 2010 e 2012. O mesmo vale para minha última vitória em 2013. Não sinto que, desde 2013, eu não estivesse em condição de vencer novamente, mesmo que isso não tenha acontecido.”
O reforço de 2023 e o sentimento de continuidade
Referindo-se à sua sequência de seis pódios nas oito primeiras corridas de 2023, Alonso destacou: “Os pódios de 2023 foram uma confirmação. E um lembrete para todos de que eu ainda estou aqui.”
Ele completou, citando também os títulos fora da Fórmula 1: “Quando venci o Mundial de Endurance e Le Mans, tudo isso foi outra prova. Talvez não seja a mesma sensação de vencer o campeonato mundial de Fórmula 1 no Brasil, há 20 anos. Mas são os momentos mais próximos.”
Por fim, Alonso resumiu o porquê da sua percepção de tempo: “Para mim, a última grande satisfação foi há poucos anos. Não há 20. Por isso, não parece que passaram 20 anos. Essa é a minha percepção.”
aston martin, campeonato mundial, comentar formula 1, fernando alonso, Fernando Alonso 20 anos título, ferrari, formula 1, lewis hamilton, mclaren, Michael Schumacher, renault, Sebastian Vettel
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.
