Alonso escapa de punição por desrespeitar bandeira amarela

sábado, 9 de outubro de 2021 às 13:15

Fernando Alonso

Fernando Alonso foi convocado pelos comissários do GP da Turquia por supostamente desrespeitar as bandeiras amarelas duplas na classificação. No entanto, acabou absolvido após análise dos dados, que mostraram que ele diminuiu o suficiente.

O espanhol teve uma de suas performances mais competitivas do ano no sábado em Istambul, passando confortavelmente para a Q3 antes de assegurar a quinta posição no grid.

Contudo, o piloto da Alpine correu o risco de perder colocações se for considerado culpado de não reduzir suficientemente a velocidade durante uma volta no início da Q1, quando as bandeiras amarelas estavam sendo agitadas.

A FIA deixa bem claro que os pilotos precisam efetivamente abortar uma volta de classificação se as bandeiras amarelas duplas estiverem sendo mostradas.

Em notas do evento enviadas às equipes, Michael Masi, diretor de prova da Fórmula 1, diz: “Qualquer piloto passando por um setor com bandeiras amarelas duplas deve reduzir significativamente a velocidade e estar preparado para mudar de direção ou parar”.

“Para os comissários estarem convencidos de que o piloto cumpriu essa exigência, deve ficar claro que ele não tentou marcar um tempo de volta significativo. Para propósitos práticos, isso significa abandonar a volta (isso não significa necessariamente que ele precisa entrar nos pits, já que a pista pode estar liberada na volta seguinte)”.

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.