Alonso e Ocon não são punidos após acidente em Interlagos

sábado, 4 de novembro de 2023 às 15:23

Esteban Ocon

Esteban Ocon e Fernando Alonso escaparam de sanções após a colisão durante o tiroteio em São Paulo. Após uma investigação dos comissários, eles descobriram que nenhum dos pilotos “era total ou predominantemente culpado” pelo incidente ocorrido no minuto final da sessão de abertura do SQ1.

Saindo do S do Senna no início de uma volta rápida, Ocon tocou a zebra, o que o deixou fora de forma ao se aproximar de Alonso, que estava em uma volta de relaxamento.

Embora Alonso estivesse na linha externa na aproximação para a Curva 3, imagens a bordo mostraram-no virando para a esquerda para fazer a curva à esquerda, talvez acreditando que havia deixado bastante espaço para Ocon.

O fato de Ocon aparentemente não estar no controle de seu A523, com Alonso à sua direita, resultou em forte contato quando a traseira direita da Alpine se conectou com a dianteira esquerda da Aston Martin.

O impacto resultou em Ocon girando para trás e atingindo uma barreira em alta velocidade, causando graves danos ao seu carro, enquanto o AMR23 sofreu danos na asa dianteira e um furo de pneu.

Uma declaração dos comissários confirmou o que aconteceu ao determinar que “Alonso estava ciente de que Ocon estava se aproximando em alta velocidade na saída da curva 2. Assim, Alonso saiu da linha de corrida para que Ocon pudesse passar”.

“Na curva 3, Ocon perdeu o equilíbrio do carro e saiu largo na saída. Ao mesmo tempo, Alonso voltou-se mais para a linha de corrida, dando menos espaço para Ocon. A combinação desses dois elementos levou à colisão”, finalizou.

Os danos na Alpine foram consideráveis, com a equipe obrigada a mudar a asa dianteira, suspensão dianteira esquerda, caixa de câmbio e suspensão completas, asa traseira, assoalho e carroçaria lateral esquerda.

Embora tenha chegado ao SQ2, Alonso não conseguiu competir devido aos danos em sua Aston Martin, então largará em 15º, uma posição à frente de Ocon, que não conseguiu sair do SQ1 devido à sua única volta rápida durante a sessão.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.