Alonso detalha desafios mentais e choque ao voltar à F1
quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 às 9:14
Fernando Alonso
Fernando Alonso revelou uma de suas análises mais francas sobre os desafios mentais envolvidos em seguir motivado em temporadas sem vitórias. Além disso, destacou como a volta à Fórmula 1 após o período sabático trouxe um impacto inesperado em seu ritmo.
Durante uma entrevista com o DAZN quase 20 anos depois de sua última conquista, o espanhol de 44 anos explicou como precisou recorrer a longas conversas internas para resistir quando os resultados simplesmente não apareciam.
Segundo Alonso, competir sem vencer e sem o equipamento adequado exige um esforço mental constante.

“Quando você não vence há muito tempo e não tem o equipamento certo, como aconteceu comigo nestes últimos anos com o carro, precisa conversar consigo mesmo muitas vezes”, afirmou.
“Em casa, você levanta e treina sozinho. Passa horas falando consigo mesmo, observa suas marcas, revisita vídeos antigos e tenta lembrar que ainda é aquela pessoa, e não alguém que agora não consegue conquistar o resultado que procura”.
Nesse cenário, o equilíbrio emocional vira uma ferramenta crucial.
“Você não pode ter ego porque ele te atrasa e não ajuda. No entanto, precisa de muita autoestima e confiança. Com tudo fluindo ou não, essa confiança precisa ser inabalável. É difícil equilibrar ego e confiança”, ressaltou.
O impacto da pausa: “Eu estava mais lento”
Além da luta mental, Alonso relembrou outro choque: a sensação de estar mais lento após retornar ao grid. Embora acreditasse que manteria o mesmo nível de quando saiu, os primeiros testes imediatamente mostraram o contrário. Os tempos indicaram que ele tinha perdido alguns décimos.
“Eu não tinha resposta para encontrar esses décimos. Estava no meu limite, mas isso envolve o sistema cognitivo. É algo natural que você desenvolve com prática. Quando você faz uma pausa, ele simplesmente dá um ‘reset'”, explicou.
Em seguida, Alonso comparou a sensação com reaprender algo básico.
“É como voltar a andar de bicicleta e ter que recolocar as rodinhas porque você perdeu o equilíbrio. Do lado de fora, parece fácil. Se você tem talento, volta e anda rápido. Porém, seu corpo, seu cérebro e seus sentidos precisam despertar novamente”.
comentar formula 1, DAZN, ego e confiança, fernando alonso, formula 1, motivação na F1, pausa na F1, performance na F1, preparação mental, retorno à F1, ritmo de corrida, veteranos da F1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.