Alonso culpa a F1, não as equipes, pela falta de novatos

segunda-feira, 18 de março de 2024 às 9:43

Fernando Alonso

As equipes de Fórmula 1 não devem ser culpadas por sua relutância em trocar pilotos experientes por novatos, de acordo com Fernando Alonso.

Aos 42 anos, o espanhol está sendo ligado a uma mudança da Aston Martin para a Mercedes em 2025 – substituindo Lewis Hamilton, que vai para a Ferrari.

Oficialmente, Alonso insiste que não descarta sequer a possibilidade de se aposentar.

Se ele continuar, a Aston Martin deixou claro que renovaria o contrato do bicampeão mundial por mais do que apenas mais uma temporada.

Na semana passada, Ralf Schumacher, ex-piloto de F1, alegou que é por causa de pilotos mais velhos como Alonso que o grid está atualmente bloqueado para novatos.

“Eu não tenho nada contra Fernando, mas o objetivo da F1 não é ter um grid cada vez mais velho”, disse ele.

David Dicker, um dos defensores de Liam Lawson e chefe da Rodin Cars, culpa as equipes de F1 pelo impasse.

“Quantos caras no grid da F1 seriam capazes de ganhar o campeonato mundial se estivessem no melhor carro?” questionou ele no Formula Scout. “Cinco ou seis, talvez?”

“Eu não entendo por que eles não os rejeitam um pouco mais, porque é o que você faria nos negócios e em tudo mais. Mas é quase como ‘caramba, esse cara vai ficar com o coração partido se perder o lugar’. Você precisa de performance”.

Alonso, no entanto, rebate a ideia de que os pilotos mais velhos ou as equipes deveriam ser responsabilizados pela falta de novatos na F1. Ele é um crítico feroz das atuais restrições de testes do esporte.

“Algumas das equipes grandes podem se dar ao luxo de implementar um programa de financiamento com testes privados em um carro antigo para pilotos de Fórmula 2”, declarou Alonso à Speed ​​Week.

“Contudo, nem mesmo isso não é uma preparação completa ou testes reais, mas é como as coisas estão na categoria no momento”.

“Temos muitos finais de semana de corrida, significando que as equipes já estão no limite, tanto em termos do teto orçamentário como da carga de trabalho dos funcionários que vão para as 24 etapas”.

“Eu creio que por isso é quase impossível estabelecer uma equipe de testes como no passado para poder preparar bem os jovens pilotos. Mesmo os testes de inverno são muito curtos”.

“Se você colocar um novato no carro, ele terá exatamente um dia e meio de testes antes do início da temporada. É bem possível que isso esteja impedindo um ou dois chefes de equipe de usar jovens pilotos”.

“Há algumas coisas que não estão indo bem na F1 agora, e às vezes nós levantamos a voz como pilotos. Espero que elas também sejam ouvidas”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.