Alonso colocará a Aston Martin em segundo lugar na F1, diz Marko

sábado, 18 de março de 2023 às 9:30

Fernando Alonso

Fernando Alonso “está em sua terceira primavera” como piloto de Fórmula 1, de acordo com o principal dirigente da Red Bull, Fernando Alonso.

De fato, enquanto a Mercedes e a Ferrari vacilam no início de 2023 com seus respectivos carros novos, é Alonso, de 41 anos, e a subitamente competitiva Aston Martin que parecem estar desafiando mais a Red Bull até agora. “A Ferrari tem algo de reserva com seu motor”, disse Marko à emissora austríaca ORF na Arábia Saudita.

O diretor esportivo da Ferrari, Laurent Mekies, confirmou que a equipe de Maranello está adotando uma abordagem cautelosa após os problemas de confiabilidade do Bahrain.

“No momento, é melhor tomarmos 100 por cento de precauções”, declarou ele. “Tomamos uma medida de precaução aqui para que pudéssemos guiar o máximo possível.”

Ao contemplar a hierarquia de Jeddah, Marko afirmou: “Atrás de nós, ou pelo menos parece, haverá uma batalha emocionante pelo menos entre a Alpine e Fernando Alonso, e a Ferrari até certo ponto”.

Mas mesmo o veterano de 79 anos não está descartando uma surpresa com vitória de Alonso. “Alonso está em sua terceira primavera”, opinou ele, referindo-se aos dois títulos de Alonso com a Renault, a era McLaren-Ferrari-McLaren que terminou em período sabático, e agora a subida do espanhol no ranking com Alpine e Aston Martin.

“Você sempre tem que incluí-lo”, insistiu Marko. “A ultrapassagem contra Hamilton no Bahrain foi inacreditável. Eu confio nele para fazer da Aston Martin a número dois na Fórmula 1″.

O que é muito óbvio, no entanto, é que nenhum desafiante pode contar com a supremacia do bicampeão mundial da Red Bull, Max Verstappen. “Na verdade, apenas Max está relativamente longe”, comentou Marko. “Perez está logo à frente de Alonso. Você pode ver que Max faz grande diferença”.

E isso apesar do fato de que Verstappen, 25, chegou tarde a Jeddah depois de aparentemente sofrer de um problema estomacal. “Max teve uma gripe relativamente forte”, explicou Marko. “Na verdade, é apenas a primeira vez que o vejo suar nesta temporada”.

No entanto, o holandês pode não estar suando tanto no final da tarde deste domingo. “Não acreditamos que Ferrari e Mercedes conseguirão controlar seus problemas tão rapidamente”, salientou Marko ao jornal Kleine Zeitung. “Portanto, vemos a Aston Martin como a primeira perseguidora. Não acho que a Mercedes será competitiva antes do verão”.

E de acordo com Alonso, nenhuma equipe pode “realisticamente” almejar vitórias no momento, exceto a Red Bull. “Não acho que seja possível no momento”, lamentou ele. “A Red Bull é muito forte.

“Ferrari, Mercedes, nós, realisticamente, não podemos pensar em uma vitória no momento. Devemos esperar mais algumas corridas e então corrigir nossos pontos fracos sob alta pressão”, prosseguiu.

“Mas é claro que tudo pode acontecer quando você está perto da frente. Um pit stop ruim, um safety car em um bom momento ou qualquer outra coisa. Então tudo seria possível”, acrescentou Alonso.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.