Alonso acredita que Aston Martin pode destravar segundos no Bahrain

domingo, 15 de fevereiro de 2026 às 9:00

Lance Stroll e Fernando Alonso – Aston Martin

Fernando Alonso afirmou que a Aston Martin pode “destravar segundos” no segundo teste de pré-temporada no Bahrain, mesmo após um início difícil de preparação para 2026.

A declaração surge depois de Lance Stroll indicar que a equipe de Silverstone estaria cerca de quatro segundos atrás do ritmo ideal.

A Aston Martin teve um começo de ano abaixo do esperado. Depois de apenas conseguir participar do shakedown de Barcelona, a equipe enfrentou sérios problemas de confiabilidade no primeiro teste do Bahrain.

Como resultado, completou somente 206 voltas ao longo dos três dias. O número ficou abaixo até mesmo da Williams, que não participou da atividade em Barcelona.

Quero ser VIP

Aston Martin fecha tabela no primeiro teste

Mesmo levando ao Bahrain o AMR26, projetado por Adrian Newey e equipado com motor Honda, a equipe britânica não apareceu no topo das folhas de tempo.

Os melhores giros de Stroll e Alonso colocaram a dupla apenas em P21 e P22 na classificação geral. Diante desse cenário, Alonso reconheceu que a equipe iniciou a temporada “em desvantagem”.

Ainda assim, o bicampeão acredita que há muito desempenho escondido no carro.

Alonso vê margem enorme de evolução

Quando questionado se concordava com a avaliação de Stroll sobre os quatro segundos de diferença, Alonso explicou que erros e ajustes têm provocado variações grandes de tempo.

“Acho que Lance disse isso porque em Barcelona estávamos a 4,5 e nos dois primeiros dias aqui estávamos em torno de 4,5 ou 5. Então parece uma tendência nos últimos três dias.”

“Mas eu não sei. Fiz uma volta ontem em que escapei na curva 4 e, a partir dali até a linha de chegada, melhorei oito décimos. Isso só mostra a quantidade de erros que existem em cada volta que estamos fazendo agora.”

“Existem voltas em que estamos oito décimos mais rápidos ou mais lentos apenas mudando um ajuste. Então não é que precisamos encontrar dois décimos quando otimizarmos. Talvez destravemos segundos quando otimizarmos tudo. Vamos torcer para que na próxima semana tenhamos um panorama melhor.”

Confiança total no trabalho de Adrian Newey

Apesar das dificuldades, Alonso fez questão de blindar o novo chefe de equipe e projetista da Aston Martin. Para o espanhol, o chassi não é motivo de preocupação.

“Nos motores é um pouco mais difícil, porque ainda não temos um bom entendimento do regulamento e do que é necessário, mas do lado do chassi não há ponto de interrogação.”

“Depois de mais de 30 anos de Adrian dominando o esporte, não é como se ele fosse esquecer tudo em um ano. Eu não sei onde estamos agora em termos de chassi e nível de aderência, mas mesmo que não estejamos a cem por cento agora, estaremos a cem por cento em breve, porque vamos corrigir qualquer problema no motor.”

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.