ALMS – Melo é punido e larga do fim do grid em Baltimore

sábado, 3 de setembro de 2011 às 11:33

alms11-jaimecockpit-350O brasileiro Jaime Melo estabeleceu o sexto melhor tempo entre os 13 pilotos da classe GT que disputaram na tarde desta sexta-feira (2), na pista de rua de Baltimore, a tomada de tempos classificatória para a sétima etapa da American Le Mans Series. Contudo, o piloto da Risi Competizione acabou punido depois de um toque que levou de um adversário e vai alinhar a Ferrari F458 Italia número 62 na última fila do grid da corrida deste sábado (3).

Melo tinha o sexto melhor tempo nos instantes finais do treino oficial. “Eu vinha numa volta em que iria melhorar o tempo, seguramente, quando tomei uma pancada”, detalhou o campeão de 2007. Seu carro foi atingido pelo Porsche 911 GT3 RSR do norte-americano Jörg Bergmeister. O incidente, de imediato, tirou-lhe as chances de melhorar a posição no grid em Baltimore – o pneu dianteiro direito e a carenagem da Ferrari foram danificados.

Pior que isso, tanto Melo quanto Bergmeister foram excluídos do treino de classificação. A alegação da direção de prova para a punição foi de que os pilotos assumiram um “risco injustificável”. Melo e Vilander foram os vencedores da última corrida da categoria, disputada há duas semanas em Elkhart Lake. Eles estão em quarto lugar no campeonato, com 66 pontos. Os líderes Dirk Mueller e Joey Hand, do BMW Team RLL, têm três vitórias e somam 108.

A necessidade de reparos no circuito de rua de Baltimore – que neste fim de semana também recebe a 15ª etapa da Fórmula Indy sacrificou o cronograma de treinos. O primeiro contato dos pilotos da American Le Mans Series com a pista aconteceu praticamente cinco horas depois do horário programado. “Nós teríamos duas horas de treinos antes da tomada de tempos. Como tiveram de adaptar tudo, ficamos só com 75 minutos de treinos”, contou Melo.

PISTA “DIFERENTE”

Jaime Melo observou que as ondulações do traçado urbano de Baltimore serão um dos pontos-chave desta sétima etapa, que terá duas horas de duração. “É realmente muito ondulada, com muitos tipos diferentes de curvas. Algumas são muito, muito lentas, você tem que colocar primeira marcha e virar completamente o volante, isso é algo muito diferente”, constatou. Para ele, as características da pista não representam preocupações para a Risi Competizione.

“Acho que nosso carro tende a ser um pouco melhor nessas ondulações, especialmente nas curvas de média velocidade, onde a gente tem um pouco mais de estabilidade. Ainda estamos um pouquinho instáveis nas ondulações, temos de trabalhar no acerto dos amortecedores para amenizar isso”, avaliou Melo. “A gente não teve tanto tempo de pista, acho que isso pode ter custado um pouco de tempo na volta rápida. Mas, largando lá de trás, é pensar na recuperação”.

A largada da sétima e antepenúltima etapa da American Le Mans Series, neste sábado em Baltimore, será dada às 17h30 de Brasília, 16h30 locais. A prova terá transmissão ao vivo do Speed Channel. O grid terá 30 carros. Na classe GT, as posições de largada definidas nesta sexta-feira foram as seguintes:

1º) Dirk Werner/Bill Auberlen (ALE/EUA)
BMW Team RLL, BMW E92 M3, 1min31s362

2º) Jan Magnussen/Oliver Gavin (DIN/ING)
Corvette Racing, Chevrolet Corvette ZR1, 1min31s950

3º) Joey Hand/Dirk Mueller (EUA/SUI)
BMW Team RLL, BMW E92 M3, 1min32s010

4º) Tommy Milner/Olivier Beretta (EUA/MON)
Corvette Racing, Chevrolet Corvette ZR1, 1min32s224

5º) Wolf Henzler/Bryan Sellers (ALE/EUA)
Team Falken Tire, Porsche 911 GT3 RSR, 1min32s772

6º) Darren Law/Seth Neiman (EUA/EUA)
Flying Lizard Motorsports, Porsche 911 GT3 RSR, 1min33s964

7º) Johannes van Overbeek/Scott Sharp (EUA/EUA),
Extreme Speed Motorsports, Ferrari F458 Italia, 1min34s151

8º) Bruno Junqueira/Kenny Wilden (BRA/CAN)
Jaguar RSR, Jaguar XKR, 1min34s360

9º) Bryce Miller/Sascha Maassenn (EUA/ALE)
Paul Miller Racing, Porsche 911 GT3 RSR, 1min34s609

10º) PJ Jones/Rocky Moran Jr. (EUA/EUA)
Jaguar RSR, Jaguar XKR, 1min35s911

11º) Guy Cosmo/ Ed Brown (EUA/EUA),
Extreme Speed Motorsports, Ferrari F458 Italia, 1min38s674

12º) Jaime Melo/Toni Vilander (BRA/FIN)
Risi Competizione, Ferrari F458 Italia, 1min32s699

13º) Patrick Long/Jörg Bergmeister (EUA/ALE)
Flying Lizard Motorsports, Porsche 911 GT3 RSR, 1min31s992

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.