Allison dá o veredicto final sobre o verdadeiro impacto dos “zeropods” da Mercedes

domingo, 17 de dezembro de 2023 às 9:45

James Allison

James Allison negou que os sidepods da Mercedes tenham sido a razão de seu baixo desempenho este ano. A ideia do “zeropod” surgiu no início da era do efeito solo, no início de 2022, mas a Mercedes cedeu o domínio da Fórmula 1 à Red Bull desde então.

Um design mais convencional foi prometido para o carro W15 de 2024 após duas temporadas da ideia errada de ter um design lateral diferente de todas as outras equipes de F1.

O diretor técnico da Mercedes, Allison, foi questionado pela Sky se eles se arrependiam de ter se mantido firmes em relação ao conceito. Ele respondeu: “Bem, eu não vejo o mundo da mesma forma que vocês, olhando para um sidepod e decidindo que isso é um conceito”.

“Definitivamente seguimos um caminho com nosso carro e eu diria que foi da ponta do nariz até a parte de trás da asa, ​​o que não foi competitivo. O aspecto mais perceptível visualmente foram nossos sidepods, é claro”, prosseguiu.

“Mas de forma alguma o fator definitivo. Não estava certo de ponta a ponta e é isso que tivemos que aprender e com o qual temos que lidar”, explicou Allison.

“Isso levou mais tempo do que gostaríamos, mas os sidepods talvez sejam emblemáticos de uma equipe que demorou muito para descobrir qual caminho seguir, mas de forma alguma a característica distintiva que selou nosso destino” acrescentou.

Os problemas da Mercedes foram rapidamente identificados quando foram superados na etapa de abertura pela Aston Martin, sua equipe cliente. Mais tarde, a McLaren assumiria a luta pelo pódio na segunda metade da temporada.

A Mercedes não conseguiu vencer um Grande Prêmio pela primeira vez desde 2011, tendo vencido apenas uma vez no ano passado. Allison foi trazido de volta como diretor técnico, para substituir Mike Elliott, já que a Mercedes pretende voltar às vitórias em 2024.

David Croft, da Sky, relatou o otimismo da equipe Mercedes na penúltima corrida do ano: “É uma confiança de que a direção está certa, que o departamento técnico está totalmente alinhado e trabalhando em conjunto – chassi e aerodinâmica, um com o outro”

“Acho que o fato de James Allison ter voltado e ter um interesse mais aguçado, depois de se afastar um pouco no início da temporada, e substituir Mike Elliott como diretor técnico, acho que isso caiu muito bem com Lewis hamilton”, concluiu o jornalista.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.